Agro

China compra soja dos EUA pelo 7º dia consecutivo

Por Mark Weinraub

CHICAGO (Reuters) – O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) informou nesta quinta-feira que importadores chineses realizaram compras de 197 mil toneladas de soja do país, no sétimo dia consecutivo em que o governo norte-americano confirma vendas à maior compradora global da oleaginosa.

Em um comunicado à parte, o USDA disse que as vendas de soja na semana até 6 de agosto totalizaram 2,13 milhões de toneladas, maior nível desde novembro de 2016.

Em seu relatório mensal de oferta e demanda, publicado na quarta-feira, o USDA elevou as estimativas para os embarques de soja dos EUA em 2020/21 em 75 milhões de bushels, passando a projetar a marca de 2,125 bilhões de bushels.

A recente série de vendas para a China, que ocorre mesmo diante de um aumento nas tensões entre Washington e Pequim, tem dado sustentação aos preços da soja, apesar das expectativas de uma enorme safra nos EUA. Os contratos futuros da oleaginosa negociados em Chicago avançaram para uma máxima de dez dias na manhã desta quinta.

“Eles precisam continuar fazendo essas grandes compras de soja para que as expectativas do USDA sejam atingidas”, disse Dan Smith, gerente sênior de riscos da Top Third Ag Marketing.

Mesmo com as aquisições, a China segue bastante atrasada em relação ao compromisso de adquirir 36,5 bilhões de dólares em produtos agrícolas dos EUA, firmado na fase 1 do acordo comercial entre os países. Os EUA relataram vendas de 7,274 bilhões de dólares dos produtos ao país asiático no primeiro semestre.

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG7C1MO-BASEIMAGE

To Top