Segurados estão sendo alertados sobre pendências pelo MEU INSS
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Segurados estão sendo alertados sobre pendências pelo MEU INSS

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Segurados estão sendo alertados sobre pendências pelo MEU INSS. Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que fizeram algum requerimento e possuem pendências, começaram a ser notificados pelo órgão, no último dia 15 deste mês. Aplicativo desenvolvido pela Dataprev – Meu INSS – iniciou a notificação automática no visor dos smartphones para todos que tenham a ferramenta instalada. Esses cidadãos também receberão ligações da Central 135 e mensagens de SMS. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Segundo o Instituto, após o recebimento do contato telefônico – que informará quais exigências precisam ser cumpridas, o cidadão deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo). A previsão é que quase 325 mil segurados sejam contatados por um atendente.

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Nesta sexta-feira (16), o INSS ainda alertou que, durante as ligações, o órgão não pede informações pessoais e nem dados de benefícios. “É preciso ficar atento para não cair em golpes que usam o nome do INSS. Caso receba uma ligação solicitando dados pessoais e informação do benefício, o segurado deve encerrar imediatamente a ligação e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135”, destacou o comunicado. 

Além da notificação pelo Meu INSS e ligação do 135, cerca de 300 mil segurados também poderão receber um SMS com as orientações sobre como proceder para o envio da documentação.

A exigência é um protocolo do INSS que significa que não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação. Dessa forma, o segurado que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível para finalização da análise.

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É possível cumprir exigências pelo Meu INSS

Pelo Meu INSS (gov.br/meuinss ou aplicativo para celular), é possível cumprir exigências, ou seja, apresentar os documentos necessários para conclusão de um requerimento, e assim, dar andamento à análise do benefício.

Os cidadãos são comunicados sobre as diversas exigências da solicitação pelo Meu INSS mesmo, e-mail ou por mensagem ‘SMS’.

Como?

Pelo Meu INSS, basta acessar o aplicativo ou site, selecionar ‘agendamentos/solicitações’, localizar o processo, clicar no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção “cumprir exigência”.

Caso precise incluir documentos digitalizados ou fotografados, é preciso clicar em ‘anexar arquivo’. Cada documento pode ter, no máximo, 5 MB. Para enviar, basta clicar em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. Se for preciso incluir mais documentos, é só repetir o procedimento anterior. Assim que anexar todos os documentos necessários, deve-se clicar em ‘confirmar’.

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É possível, ainda, escrever um esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS, no campo “responda aqui”.

Se estiver tudo certo, basta clicar em ‘enviar’ e verificar se os arquivos aparecem como enviados.

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Agora é só aguardar o processo ser analisado novamente. Qualquer novidade é informada também pelo e-mail, SMS ou Meu INSS.

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