Benefícios

Aposentadoria: Facilidade para apresentação de documentos do INSS

Aposentadoria: Facilidade para apresentação de documentos do INSS. Os segurados que buscam a aposentadoria e estão com falhas no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) ou fazem parte da fila com 777 mil requerimentos para cumprir exigência no INSS terão mais facilidade para conquistar a renda previdenciária.

Neste mês, o instituto deixou de exigir a documentação original para atualização do Cnis, que é o banco de dados da Previdência, e também está aceitando cópias simples para seguir com a análise de requerimentos de benefícios. Com isso, ficam dispensadas as cópias autenticadas.

A notícia vem em boa hora para segurados que não conseguem resolver as pendências sem ir diretamente nas agências, que começaram a reabertura gradual na última semana. A dispensa, segundo a portaria nº 892, aplica-se a partir de 2 de setembro e vale para requerimentos em andamento e em qualquer fase do processo de reconhecimento e manutenção de direito.
A exceção é nos casos de processos em que há apuração de irregularidade, cuja origem sejam as informações nos documentos.

Comprovantes originais também poderão ser exigidos em caso de dúvida do órgão quanto à autenticidade ou à integridade do documento, diz o INSS.
Quando há algum erro no Cnis, o segurado provavelmente terá algum problema na hora da concessão ou do cálculo do seu benefício.

O extrato previdenciário pode ser consultado pelo Meu INSS, com login e senha. Em “Extrato de Contribuição (Cnis)”, o segurado pode conferir o documento com todos os dados.

Caso verifique alguma inconsistência nas informações, é possível fazer a retificação pelo próprio Meu INSS. Será exigido o envio de cópias legíveis de documentos como carteiras de trabalho, extrato do FGTS RG e CPF, entre outros.

To Top