Empréstimo consignado pela internet: saiba como garantir o crédito com as melhores taxas de juros e evitar cair em golpes

empréstimo consignado INSS
empréstimo consignado INSS

O número de golpes aplicados contra beneficiários do INSS aumentou durante a pandemia. Contratações de empréstimos podem ser feitas pela internet e com segurança, mas exigem cuidados.

Com a pandemia de coronavírus, o acesso a serviços financeiros via internet deixou de ser uma alternativa e tornou-se indispensável. A facilidade não se restringe apenas a pagar contas ou fazer transferências. Atualmente, diversos bancos permitem, inclusive, a contratação de empréstimos consignados de forma 100% digital. A opção traz agilidade e praticidade, mas é importante tomar cuidados de segurança para não cair em golpes. Por isso, é preciso saber como se proteger.

Ainda que casos de fraude não se limitem ao mundo virtual, o aumento no uso de canais digitais durante a pandemia trouxe novos riscos, principalmente para idosos. Segundo uma

pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as tentativas de golpes contra pessoas da terceira idade teve crescimento de 60% durante a pandemia. Na maioria dos casos (70%), o cliente da instituição financeira é induzido a passar códigos e senhas bancários.

Leia também: Aposentados e Pensionistas INSS buscam alternativas para sair do endividamento, durante a pandemia

Na hora de adquirir uma linha de crédito, é preciso ter atenção redobrada. “Os criminosos costumam se aproveitar da vulnerabilidade social, da dificuldade com tecnologia e da falta de informação das vítimas para tirar vantagens financeiras”, alerta o co-fundador da bxblue, Roberto Braga. A empresa funciona como um portal especializado para a contratação de empréstimos consignados na internet.

Cuidado com informações pessoais

A falsificação de documentos e de assinaturas são alguns dos golpes mais comuns quando se trata de consignados – que podem acontecer tanto na internet como offline. 

O empreendedor enfatiza que não é necessário informar nenhuma senha de uso pessoal para adquirir um consignado e que o cliente deve sempre desconfiar se alguém lhe solicitar esse tipo de dado. “Geralmente,  os bancos pedem apenas o RG, CPF, comprovante de endereço e de renda que é o extrato obtido pelo Meu INS,  onde a margem consignável pode ser validada”, esclarece.

Braga adverte, ainda, para ofertas de crédito por telefone ou e-mail. “Se receber qualquer ligação pedindo para confirmar seus dados, sem saber do que se trata, não passe qualquer informação. E-mails com links suspeitos também não devem ser abertos ou clicados”, orienta. 

Ao acessar algum site para simulação de crédito, confira se a conexão é segura e se constam razão social, CNPJ e endereço da empresa. Outra recomendação básica é fazer pesquisas sobre a empresa e opinião de outros clientes para avaliar existência e idoneidade.

Atenção com condições e taxas

Os empréstimos consignados são a linha de crédito mais popular do país, devido às taxas de juros competitivas e flexibilidades para contratação e pagamento. As condições e vantagens são garantidas pela Lei nº 10.820/2003 e reguladas pela política de crédito interna dos bancos. 

Leia também: Saiba como conseguir seu empréstimo consignado com taxas de juros ainda menores

Também deve-se ter cuidado com cobranças de taxas ou depósitos antecipados para consulta ou liberação de crédito, o que é ilegal. Todos os encargos operacionais e financeiros devem estar explicitados no Custo Efetivo Total. Os consumidores também não são obrigados a contratar nenhum serviço adicional das instituições financeiras. Vendas casadas devem ser denunciadas.

Consignado com segurança

Para contratar um crédito consignado pela internet, sem correr o risco de fraudes, opte por sites transparentes e seguros. A bxblue, por exemplo, oferece um simulador de empréstimo consignado online no qual, por meio de alguns cliques, é possível descobrir o valor disponível para empréstimo, valor estimado das parcelas mensais e limite para o cartão de crédito consignado.

O serviço permite, ainda, receber propostas dos melhores bancos, mesmo não sendo correntista, facilitando assim a comparação das ofertas. Dessa forma, o usuário poderá escolher o empréstimo com as taxas de juros e condições mais convenientes, sem precisar sair de casa. Fazendo todo o processo online, é possível ter a análise, proposta e liberação do crédito mais rápido, sem burocracia, mas de forma segura.

A bxblue atende Aposentados e Pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e atua com nove das melhores instituições financeiras do país. Por ser um comparador de crédito focado no consignado, as taxas de juros encontradas na plataforma são bem mais acessíveis.

Simule, compare e contrate o seu empréstimo consignado na bxblue e garanta as melhores condições para o empréstimo ou cartão consignado!