Usuários podem resolver os problemas do App Caixa Tem?

auxílio emergencial caixa tem
auxílio emergencial caixa tem

Usuários podem resolver os problemas do App Caixa Tem? Diversos leitores têm entrado em contato com a coluna para reclamar de problemas com o aplicativo Caixa Tem.

O aplicativo é utilizado para fazer os saques do auxílio emergencial e também do saque emergencial do FGTS, além do dinheiro do BEM (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda).

Após suspeitas de fraudes no aplicativo, a Caixa bloqueou e suspendeu diversas contas e com isso alguns usuários estão tendo dificuldade de fazer o aplicativo funcionar de novo.

Enviamos alguns dos casos relatados pelos leitores à coluna para a Caixa Econômica Federal, que forneceu as respostas para cada caso.

Esperamos que a solução informada possa ajudar outros leitores também. Confira cada uma das respostas:PUBLICIDADE

1. TROCA DE NÚMERO DE CELULAR

Dúvida da internauta Lúbia

Não consigo trocar o número do celular do meu marido para que ele tenha acesso ao código de acesso para receber o auxílio. O que fazer?

Dúvida do internauta Adirlécio

Não utilizo mais o número do celular que está no Caixa Tem. Como atualizar o novo?

O QUE FAZER:

A Caixa respondeu que para garantir a segurança dos beneficiários e seus recursos contra a ação de quadrilhas fraudulentas, a atualização cadastral para acesso ao Caixa Tem, como número do celular, e-mail, senha, dentre outras informações, está sendo realizada em qualquer unidade da Caixa, com a devida identificação do cidadão mediante a apresentação de documento com foto.

2. PERDA DE E-MAIL OU DE SENHA

Dúvida da internauta Lidia

Meu irmão não lembra o e-mail nem a senha para ter acesso ao Caixa Tem. O que fazer?

O QUE FAZER:

Compareça a qualquer unidade da Caixa com documento com foto para garantir a identificação para fazer a atualização cadastral.

3. PROBLEMA DE ACESSO AO APLICATIVO

Dúvida da internauta Ana Lúcia

O Caixa Tem não abre. Coloco meu CPF e quando eu vou em ‘continua’ ele volta para o início de novo. O que eu faço?

O QUE FAZER

– Verifique se o aplicativo está atualizado. Caso não esteja, é preciso atualizar.

– Se ainda continuar com problemas, compareça a qualquer unidade da Caixa com documento com foto para resolver o problema.

4. SEM E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Dúvida do internauta Andres Felipe

Fiz cadastro no Caixa Tem. Quando cheguei na opção de confirmação do email nunca chegou o e-mail. O que eu posso fazer?

O QUE FAZER:

– Verifique se o e-mail não foi para a caixa de SPAM.

– Verifique se o aplicativo está atualizado. Caso não esteja, é preciso atualizar.

– Se ainda continuar com problemas, compareça a qualquer unidade da Caixa com documento com foto para fazer a atualização cadastral.

5. CONTA NÃO LOCALIZADA

Dúvida da internauta Vera Lúcia

Quando vou acessar o Caixa Tem diz que não estou cadastrada na conta social. O que fazer? É meu quarto pagamento e nunca deu isso.

O QUE FAZER:

Às vezes o problema pode estar no acesso simultâneo de muitas pessoas ao sistema. Nesse caso, tente acessar o aplicativo em outro horário para aguardar o descongestionamento do sistema.

Se ainda continuar com problemas, compareça a qualquer unidade da Caixa com documento com foto para garantir a identificação.

6. ERRO DE CADASTRO NA POUPANÇA SOCIAL

Dúvida da internauta Viviane S.S.C:

Sophia, preciso de uma ajuda. Sou nascida em fevereiro, até hoje (20/8) não consegui ter acesso ao Caixa Tem, pois minha poupança digital social não foi aberta. Já fui diversas vezes na Caixa e eles dizem que por conta de algum erro no meu cadastro não foi possível a abertura automaticamente dessa conta e nessas minhas idas ao banco os atendentes me dizem que fizeram uma atualização no sistema com meus dados e eu teria que aguardar cerca de 20 dias para que o sistema da Caixa fizesse atualização e assim abrir minha conta.  Isso já faz um mês e meio e nada ainda. Não sei mais o que fazer.

O QUE FAZER:

A Caixa esclarece que para efetuar o Saque Emergencial do FGTS é preciso estar com os dados cadastrais atualizados.

O banco informa também que a regularização cadastral da leitora Viviane foi efetuada e o crédito do saque emergencial realizado. “Orientamos que a cliente acompanhe as informações referentes ao pagamento pelos aplicativos FGTS e CAIXA Tem.”

7. PARCELA DO AUXÍLIO NÃO CAIU NA CONTA

Dúvida da internauta Juliana dos S.S.

“Liguei no 111 e diz que minha terceira parcela do auxílio foi creditada na minha conta digital , mas quando entro na conta do Caixa Tem, não tem nada. O que fazer?”

O QUE FAZER:

A Caixa respondeu que o cadastro foi identificado com indícios de desconformidades com a Lei 13.982/2020 e está sendo reavaliado pelo Ministério da Cidadania.

“A informação está sendo corretamente apresentada no site e no telefone 111. Nesse caso, orientamos que ela busque informações adicionais na central de atendimento do Ministério da Cidadania, por meio do telefone 121.”

Como acompanhar o processo de análise?

O processo pode ser acompanhado por meio do site da Caixa, do aplicativo, ou do portal da Dataprev.

8. DOCUMENTO REJEITADO

Pergunta da internauta Neide, que se propôs a ajudar Valdeir R. S:

“O que fazer quando a pessoa vai pessoalmente na Caixa levar os documentos exigidos e continua na mesma, bloqueado? O caso é de um amigo que mora num sítio, pessoa simples e que não tem como estar vindo na cidade sempre. Eu que fiz o cadastro dele. Foi aprovado. Não consegui acessar o app Caixa Tem mesmo ele indo pessoalmente.  Ele levou os  ocumentos mas até hoje não conseguiu receber nem a primeira parcela do auxílio.”

O QUE FAZER:

A Caixa respondeu que o sr. Valdeir R.S. teve o processo de avaliação documental rejeitado e deve procurar a agência pessoalmente para finalizar o processo.

Por que um documento pode ser rejeitado?

Se o documento de identificação estiver danificado ou ilegível, o banco pode rejeiar esse documento porque é preciso confirmar a identidade correta da pessoa para que ela tenha acesso à sua conta e ao dinheiro. Se o documento estiver muito desatualizado (RG com mais de 10 anos, por exemplo), também é possível que ele seja rejeitado para evitar fraudes.

Tutoriais sobre aplicativo Caixa Tem em vídeo

A Caixa disponibiliza alguns tutoriais sobre como utilizar o aplicativo em vídeo. Confira como acessar o aplicativo e validar o dispositivo. Para conferir os outros vídeos, clique neste link e role a página até o fim. Fonte R7