Africa

UE e Reino Unido punem autoridades russas por envenenamento de Navalny

Por Robin Emmott

BRUXELAS (Reuters) – A União Europeia e o Reino Unido impuseram sanções a autoridades russas de alto escalão próximas do presidente Vladimir Putin nesta quinta-feira, uma reação inesperadamente robusta e rápida ao envenenamento de Alexei Navalny, um crítico do Kremlin, em agosto.

Pressionados pela França e a Alemanha, onde Navalny foi tratado depois de desmaiar em um voo saído da Sibéria, a UE e o Reino Unido visaram seis russos e um centro de pesquisa científica estatal.

O Kremlin repudiou as sanções, que considerou um passo deliberado e hostil contra Moscou, e prometeu retaliar.

À diferença do envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido em 2018, quando a UE levou quase um ano para punir agentes de inteligência militar, o bloco mirou autoridades que acredita terem planejado e ajudado a realizar o envenenamento.

Apesar da saída britânica da UE, Londres continua coordenando algumas sanções com o bloco, em parte para impedir que seus alvos transfiram suas posses, disseram diplomatas.

Andrei Yarin, chefe do diretório de diretrizes presidenciais, Sergei Kiriyenko, primeiro vice-chefe de gabinete de Putin, Sergei Menyaylo, enviado de Putin à Sibéria, Alexander Bortnikov, diretor do Serviço Federal de Segurança da Rússia e dois vice-ministros da Defesa foram punidos.

França e Alemanha informaram que não receberam uma explicação crível de Moscou depois que a Organização para a Proibição de Armas Químicas encontrou o que disse ser o agente nervoso Novichok no corpo de Navalny.

(Reportagem adicional de Sarah Young e Guy Falconbridge em Londres e Alexander Marrow e Dmitry Antonov em Moscou)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG9E15Y-BASEIMAGE

To Top