Agro

Decisão de subsídio a açúcar indiano é improvável antes das eleições, dizem fontes

Por Rajendra Jadhav e Mayank Bhardwaj

MUMBAI/NOVA DÉLHI (Reuters) – Os subsídios à exportação de açúcar da Índia não serão renovados antes do final das eleições estaduais no mês que vem, disseram fontes do comércio e do governo na quinta-feira, com Nova Délhi examinando o nível de ajuda necessária para encorajar os embarques do produto excedente.

As subvenções são fixadas por um ano a partir de 1º de outubro. O governo estendeu o subsídio 2019/20 até dezembro, mas na prática os exportadores não receberão mais apoio, pois já cumpriram sua cota de exportação de 6 milhões de toneladas sob o esquema.

O fracasso em definir uma nova alocação de subsídio eventualmente atrasará as exportações do segundo maior produtor mundial do adoçante e apoiará os preços globais, que estão sendo negociados perto de máximas de oito meses.

O governo não pode tomar uma decisão até que as eleições de Bihar terminem no mês que vem devido a um código de conduta eleitoral, disse um funcionário do governo, que não deseja ser identificado.

O processo eleitoral deverá ser concluído em meados de novembro.

Em 2018 e 2019, a Índia aprovou o incentivo à exportação de açúcar antes do início do ano de comercialização em 1º de outubro, enquanto Nova Délhi pressionava as usinas a vender açúcar no mercado internacional para saldar dívidas enormes junto a agricultores.

O subsídio à exportação de 10.448 rúpias (141,86 dólares) por tonelada ajudou a Índia a exportar um recorde de 5,7 milhões de toneladas de açúcar na temporada 2019/20.

“Provavelmente, os detalhes do tipo de suporte que as usinas podem obter serão anunciados em meados de novembro. Mais ou menos, será como no ano anterior”, disse outro funcionário do governo.

No entanto, alguns funcionários da indústria acreditam que Nova Délhi pode cortar o subsídio para a temporada 2020/21, visto que os preços dispararam no mercado mundial.

“A arrecadação de impostos não está aumentando como esperado devido ao surto do coronavírus e os gastos estão aumentando. Isso pode levar o governo a reduzir o subsídio”, disse um funcionário da indústria de Mumbai, que não quis se identificar.

O governo deve anunciar o subsídio de exportação o mais cedo possível para que as usinas possam aproveitar os preços globais mais altos, disse B.B. Thombare, presidente da West Indian Sugar Mills Association.

(Por Rajendra Jadhav)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG9L1P3-BASEIMAGE

To Top