Benefícios

Caixa dá opções para reduzir valor das parcelas da prestação casa própria

Caixa dá opções para reduzir valor das parcelas da prestação casa própria. Quem enfrentar dificuldades para pagar as parcelas poderá pedir a chamada negociação emergencial, em uma dessas modalidades: pagar 50% da prestação durante três meses ou pagar 75% da prestação por um período de seis meses.

A Caixa anunciou nesta semana que clientes com financiamento imobiliário poderão pagar 75% ou 50% das parcelas por até seis meses. Trata-se apenas de um adiamento –os valores não pagos nesse período deverão ser quitados depois, com as parcelas restantes do financiamento.

Os pagamentos parciais são apenas um alívio temporário para o cliente, porque não há desconto no valor total do financiamento. A quantia que não for paga no período será somada às próximas parcelas.

Movimento em frente a agência da Caixa em Brasília
BRASÍLIA, DF, 14.09.2020 – AUXÍLIO-EMERGENCIAL – Movimento em frente a agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Brasília, na manhã desta segunda-feira (14). A Caixa realiza o pagamento do auxílio emergencial e o saque emergencia do FGTS. Benefícios tem o intuito de minimizar o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus. (Foto: Mateus Bonomi/Agif/Folhapress)

Segundo a Caixa, o pedido de negociação deve ser atendido em até dez dias. Por enquanto, a solicitação é possível só pelo aplicativo Habitação Caixa (disponível para Android e iOS). Veja o passo a passo ao lado.

Se você tem uma prestação vencida, primeiro precisa quitá-la. Só depois a Caixa aceitará o pedido de negociação emergencial. Após a Caixa confirmá-la, emita e pague o boleto da prestação vencida. Se não pagá-lo, a negociação para quitar só parte das parcelas será cancelada pelo banco.

A Caixa continua oferecendo a opção de pausar as prestações de 6 a 12 meses. Mas ela é diferente da pausa oferecida por causa da pandemia, que estava disponível para todos os clientes.

Para solicitar, é preciso se encaixar em alguns critérios, como estar com os pagamentos em dia e ter no mínimo 24 prestações pagas desde a concessão do crédito ou da última negociação, dentre outros. O prazo da pausa depende de quanto ainda falta pagar para quitar o imóvel. Se falta menos de 20%, por exemplo, a pausa chega a um ano. (UOL)

To Top