Agro

Preços do petróleo sobem com esperanças de vacina compensando impacto de lockdowns

Por Ahmad Ghaddar

LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo subiam nesta terça-feira, com esperanças de que uma vacina para Covid-19 possa estar no horizonte, que compensaram o impacto negativo esperado sobre a demanda por combustíveis devido a novos “lockdowns” adotados para conter o vírus.

O petróleo Brent subia 0,46 dólar, ou 1,08%, a 42,86 dólares por barril, às 8:05 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,34 dólar, ou 0,84%, a 40,63 dólares por barril.

Ambos os contratos avançaram cerca de 8% na segunda-feira, no maior ganho diário em mais de cinco meses, após as farmacêuticas Pfizer e BioNTech terem afirmado que testes iniciais de uma vacina mostraram efetividade de mais de 90%.

Aplicações em massa, no entanto, provavelmente ainda demorariam meses e estariam sujeitas a aprovações regulatórias.

“Uma vacina viável é definitivamente algo que muda o jogo para o petróleo, um mercado onde metade da demanda vem da movimentação de pessoas e coisas”, disse o JPMorgan em nota.

Os preços também eram impulsionados por comentários do ministro de Energia da Arábia Saduita, que disse na segunda-feira que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, conhecidos como Opep+, podem avaliar ajustes em seu pacto sobre a oferta da commodity se a demanda piorar antes de a vacina estar disponível.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEGA91H0-BASEIMAGE

To Top