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Semana de Inovação: Dataprev detalha trabalho tecnológico da empresa durante a pandemia

Presidente Gustavo Canuto destacou serviços executados em apoio ao Governo Federal

No Painel Internacional ‘O Papel da Tecnologia em Tempos de Crise’, promovido pela Semana de Inovação 2020, o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, destacou o esforço conjunto dos órgãos do governo para atender a população. Ele participou da conversa com representantes de outros órgãos como: Banco de Desarrollo de América Latina (CAF), Fundação BRAVA e Digital Strategy Company. O encontro virtual ocorreu nesta quarta-feira (18), na Arena Futuros.

O titular da empresa explicou o cenário brasileiro no início da pandemia. “As ferramentas tecnológicas foram e são essenciais. Cerca de 30 milhões de pessoas eram invisíveis ao Estado. E o aprendizado que tivemos, ao longo do período, já é um grande legado do governo do Presidente Jair Bolsonaro não só para os programas de transferência de renda, mas para a gestão das Políticas Públicas do País”, disse.

Parceira tecnológica da União, a Dataprev atuou diretamente em mais de 15 ações e soluções em apoio às Políticas Públicas do Governo Federal. Gustavo Canuto destacou o trabalho da empresa no Auxílio Emergencial, em conjunto com o Ministério da Cidadania – órgão gestor do benefício. “Mais de 151 milhões de requerimentos foram processados em três meses. O Governo brasileiro chegou a 118 milhões de pessoas, incluídos os componentes das famílias beneficiadas. É o maior programa de transferência de renda que o País já teve”, ressaltou.

Outra iniciativa mencionada foi o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Segundo Canuto, o BEm tem preservado os empregos da população. Hoje, quase 19 milhões de acordos foram celebrados. E a empresa está com o índice de 97% de processamento do benefício.

O presidente Gustavo Canuto também mencionou outras frentes de atuação tecnológica da Dataprev como a manutenção, sustentação e evolução da plataforma ‘Meu INSS’ e da Carteira de Trabalho Digital. Ambas as soluções foram desenvolvidas pelo time de especialistas da Companhia e podem ser acessadas nas lojas de aplicativos e no Gov.Br.

No caso do ‘Meu INSS’, a ferramenta possui 90 serviços para atender o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). E, no momento, está em fase de implantação em parceria com o Serpro e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, a prova de vida digital. Neste caso, o serviço será o 91º disponibilizado ao beneficiário na mesma plataforma. Além disso, dentro da Inteligência Artificial, foi implantado um chatbot – atendente virtual na plataforma (Helô).

Já a Carteira de Trabalho Digital coleciona mais 18,9 milhões de downloads e, somente em 2020, o aplicativo ultrapassou os mais de 216 milhões de acessos.

Transformação Digital

Ao final do encontro virtual, Gustavo Canuto ressaltou que, ‘facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos é uma prioridade constante do Governo Federal’. “A Política de Transformação Digital está presente. Os serviços estão sendo digitalizados. A Estratégia Digital é uma realidade”, pontuou ao explicar o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

“A integração das bases de dados da União também é uma preocupação da Secretaria. Objetivo é dar mais conforto ao cidadão. Para que ele possa dar uma única vez a sua informação ao Estado. O Governo Federal está atento”, revelou.

Para Gustavo Canuto, a mão de obra do Estado tem que ser bem aproveitada. “Acredito que temos que utilizar a nossa força humana para os detalhes que são diferenciados. E a tecnologia pode ser direcionada aos serviços que podem ser automatizados”, finalizou.

Saiba mais sobre a Semana de Inovação de 2020.

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