Elections

Biden e Kamala Harris farão campanha na Geórgia no início de janeiro

WASHINGTON (Reuters) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, viajarão ao Estado da Geórgia no início do mês que vem para fazer campanha por candidatos democratas envolvidos em segundos turnos eleitorais que podem determinar quem controla o Senado norte-americano e o destino da pauta legislativa do próximo governo.

Um comunicado de sua equipe de transição emitido nesta quarta-feira disse que Kamala Harris viajará a Savannah no dia 3 de janeiro para fazer campanha em nome de Jon Ossoff e Raphael Warnock nos segundos turnos de 5 de janeiro. Biden, que toma posse no dia 20 de janeiro, irá a Atlanta no dia seguinte.

Se os democratas conquistarem as duas vagas, o Senado de 100 assentos será dividido com o Partido Republicano, o que daria o voto de Minerva a Kamala, como vice-presidente, e o comando das duas Casas do Congresso ao Partido Democrata.

De acordo com dados publicados na semana passada, quase 2,1 milhões de pessoas já depositaram seus votos para as eleições, nas quais os desafiantes democratas Warnock e Ossoff disputam os assentos ocupados pelos republicanos Kelly Loeffler e David Perdue, respectivamente.

Se os republicanos levarem uma ou as duas cadeiras da Geórgia, manterão uma maioria estreita no Senado e poderão frear as metas legislativas de Biden e seus indicados judiciais.

Biden esteve na Geórgia no mês passado e fez um discurso exortando os eleitores a tirarem o senador republicano Mitch McConnell do posto de líder da maioria elegendo os dois candidatos democratas.

(Por Trevor Hunnicutt e David Brunnstrom)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEGBT116-BASEIMAGE

To Top