Rotina estruturada e leitura: como se organizar para ter maiores chances de sucesso nos investimentos
Agência Brasil

Rotina estruturada e leitura: como se organizar para ter maiores chances de sucesso nos investimentos

Ter uma rotina bem estruturada sempre foi importante para quem deseja desempenhar uma melhor performance tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Nos últimos tempos, esse ponto vem ganhando uma importância ainda maior com o aumento do número de pessoas que trabalham em home office, já que é preciso ter ainda mais disciplina para tal.

Confira neste artigo como a adoção de uma rotina bem estruturada pode ser fundamental para a sua vida financeira, além de informações sobre livros na área de investimentos.

Fonte: Pixabay

Por que é possível fazer investimentos mais conscientes através da organização da rotina?

Ter uma rotina bem estruturada é algo que se reflete na sua vida financeira, podendo ser considerado um fator fundamental para que você alcance os seus objetivos. Para investir, é necessário economizar, e isso demanda organização. Para tanto, é possível guardar por algum tempo na poupança um valor mensal por você determinado, até que você tenha o suficiente para empreender um investimento em renda fixa, por exemplo.

Depois que começar a investir, ainda assim é importante economizar para continuar aumentando o montante investido. Para fazer isso de forma mais fácil, vale a pena escolher plataformas de investimento que ofereçam uma navegação intuitiva e os instrumentos financeiros certos para que você se organize. Na web, é possível encontrar plataformas de investimento Mac, especialmente voltadas para os computadores Apple, além das que oferecem investimento automatizado, que permite aos usuários se inspirar nas aplicações de negociantes mais experientes. Para quem deseja organizar a sua rotina financeira, também é importante incluir no seu dia a dia a leitura de notícias a respeito do mercado para ficar atento a quais são os bons momentos para investir, como aconteceu em 2020, quando títulos de renda fixa atrelados ao IPCA viraram uma boa opção de investimento.

O que comumente acontece entre os novos investidores é a fase da euforia em relação aos investimentos, animação essa que acaba diminuindo ao longo do tempo caso você não inove em sua forma de investir. Por isso, é importante manter a determinação para fazer os seus investimentos renderem, já que toda mudança de rotina exige disciplina e estudo constante do mercado.

Livros também são uma boa forma de obter bons ensinamentos na área de investimentos

Livros são algumas das melhores formas de obter aprendizados duradouros. Por isso, quem deseja aprender mais sobre investimentos, deve estar atento aos títulos que têm feito sucesso nessa área.

Fonte: Pixabay

Um livro que merece ser mencionado é Warren Buffett e a Análise de Balanços, de Mary Buffett e David Clark. Neste livro, os autores ajudam as pessoas a entender melhor como funcionam os relatórios financeiros das empresas e recomendam quais dados devem ser analisados com mais cuidado para escolher a empresa certa para investir. 

Além desse livro, outro que se destacou foi Do Mil ao Milhão, de Thiago Nigro, youtuber que constantemente faz palestras pelo Brasil e que, nesta obra, ensina os leitores sobre os pilares para atingir a independência financeira. Nathalia Arcuri também é uma das youtubers da área financeira que têm se destacado nos últimos tempos, já que lançou uma série de vídeos chamada “Mulheres que Mudam o Mundo”, com histórias das maiores empresárias do Brasil, e um livro intitulado Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, no qual, dentre outras coisas, menciona quais são os melhores e piores investimentos a se fazer e como é possível economizar dinheiro mesmo ganhando pouco. 

Fazer investimentos e ser bem-sucedido nisso depende de muitos fatores, mas ter uma rotina organizada e ler livros sobre o tema ajuda muito a obter melhores resultados. Além disso, a adoção de determinados hábitos, como o de economizar dinheiro regularmente, será útil para que você alcance também outros objetivos na sua vida.

To Top