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Governo Federal simplifica Prova de Vida para mais de cinco milhões de beneficiários

Dataprev atuou como parceira na solução tecnológica

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão mais comodidade para realizar anualmente o procedimento de Prova de Vida. Uma nova etapa do serviço e a expansão por biometria facial, anunciadas nesta terça-feira (23), são ações desenvolvidas em parceria entre o INSS, a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital – do Ministério da Economia -, a Dataprev e o Serpro. A iniciativa permite que 5,3 milhões de beneficiários em todo o País realizem o procedimento sem sair de casa.

“Estamos comemorando um trabalho de meses e de acompanhamento semanal por parte de todos os envolvidos – essa junção de políticas permite que as Pastas atuem de maneira muito mais integrada. É o governo unido e defendendo medidas que trazem comodidade ao cidadão. E as duas empresas de tecnologia, Dataprev e Serpro, nunca estiveram tão juntas no propósito de implementar essa transformação digital e garantir mais facilidades aos beneficiários”, afirmou o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto.

A grande novidade é a possibilidade de realizar a Prova de Vida usando apenas um aplicativo, o meu gov.br, e não mais dois aplicativos, incluindo o Meu INSS, como era antes. Desta forma, há simplificação dos processos para que os beneficiários tenham maior facilidade para realizar a Fé de Vida por biometria facial. Desenvolvido pela Dataprev, o Meu INSS deve ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da Prova de Vida após realizar o procedimento.

Durante a Live transmitida pelo YouTube para anúncio das mudanças, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, destacou que a Prova de Vida digital traz dinâmica, segurança e praticidade ao serviço. “Não só aos cidadãos, destinatários da política, mas também ao Governo. Faz com que sejamos mais objetivos e simples na prestação de serviço e que consigamos melhorar o atendimento do INSS”. Na oportunidade, Bianco anunciou a prorrogação da não obrigatoriedade da Prova de Vida por mais 60 dias, abrangendo os meses de competência de março e abril.

“A Prova de Vida do INSS é uma vitória da transformação digital em curso no Governo Federal e, também, nos governos estaduais e municipais que estão abraçando a tecnologia como a grande saída para a melhoria da administração pública do nosso Brasil. É mais eficiência e transparência, diminuindo fraudes e criando políticas públicas que perduram. É um legado de governo”, observou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Andrade, também presente ao encontro.

Já o presidente do INSS, Leonardo Rolim, destacou que essa nova fase marca um momento importante. “Agora, as pessoas podem fazer a Prova de Vida sem sair de casa, de forma simplificada e por um único aplicativo. Aconselhamos que quem tiver qualquer dificuldade peça ajuda de um parente, mas estamos confiantes de que a maior parte da população vai conseguir fazer o procedimento de forma clara e acessível”, explicou, completando que foram disponibilizados vídeos com orientações. “Quem tiver dúvidas pode procurar, no Youtube, o passo a passo com todos os tutoriais”.

Confira aqui o tutorial.

Experiência do usuário e outras facilidades

Gustavo Canuto afirmou ainda que a experiência do usuário foi determinante no processo de desenvolvimento do novo serviço. “Cada vez mais as tecnologias estão se voltando para entender como os usuários interagem com essas soluções, pois o objetivo é justamente oferecer um serviço sem complexidade, seguro e que possa atender qualquer beneficiário. Por isso, iniciamos o projeto-piloto com 500 mil cidadãos e estamos ampliando para 5,3 milhões”, frisou.

O presidente da Dataprev também ressaltou que o Meu INSS já oferece 91 dos 96 serviços do Instituto, com toda segurança e sem que os segurados e beneficiados precisem sair de casa. O aplicativo é uma parceria tecnológica entre a Dataprev e o INSS. Lançada em 2019, a ferramenta está em constante aprimoramento para garantir mais eficiência e agilidade ao público.

Além disso, com a Inteligência Artificial, a Dataprev desenvolveu a atendente virtual Helô na plataforma do Meu INSS. O objetivo é tirar dúvidas de serviços e benefícios e encontrar os principais assuntos de interesse com mais agilidade.

Notificação para a Prova de Vida

Os beneficiário que estiverem com a Prova de Vida pendente serão notificados pelo Meu INSS quando acessarem o aplicativo. Desta forma, serão direcionados para a realização da Prova de Vida por meio da biometria facial no aplicativo meu gov.br. Basta baixar o aplicativo nas lojas virtuais: Meu Gov.br na Play StoreMeu Gov.br na App Store.

Nesta nova etapa, os contatos com os segurados elegíveis já começaram a ser realizados pelo INSS por meio de mensagens enviadas via SMS e e-mail. Estes segurados, em sua maioria, já deveriam ter realizado o procedimento da Prova de Vida, ou tiveram o benefício suspenso antes mesmo da pandemia por falta da fé de vida. Portanto, é importante que realizem o procedimento se forem contatados pelo INSS.

Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, foram selecionados segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

Procedimento anual

É importante destacar que o beneficiário que participar do piloto e realizar a Prova de Vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. A Fé de Vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo.

A Prova de Vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. A cada ano, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Piloto

Após esta nova etapa e as melhorias necessárias em outras futuras fases, o INSS pretende implantar a Prova de Vida digital para a maioria dos beneficiários. A ideia é dar opções ao segurado, com mais agilidade e segurança no processo. De acordo com os resultados obtidos, o INSS, em parceria com a Secretaria de Governo Digital, Serpro e Dataprev pretendem disponibilizar a Prova de Vida em ambos os aplicativos, Meu INSS e meu gov.br, para que o segurado escolha em qual deseja realizar o procedimento.

* Com informações do INSS.

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