Bancos

Serviços do Governo podem ser acessados por clientes da Caixa por aplicativo

Tecnologia e soberania nacional é o tema do ciclo de debates sobre fake news hoje

Serviços do Governo podem ser acessados por clientes da Caixa por aplicativo. Mais de 47 milhões de clientes da Caixa Econômica Federal podem ter acesso direto a serviços digitais oferecidos pelo governo com a mesma senha do aplicativo do banco. Os serviços são do Portal de Serviços Públicos do Governo Federal (www.gov.br). Além da União, Distrito Federal, 11 estados e 74 municípios estão integrados à plataforma.

Atualmente, 93 milhões de pessoas têm cadastro no gov.br. Entre os principais serviços oferecidos pelo portal estão o Meu INSS, a carteira digital de trânsito, a carteira de trabalho digital, o saque do abono salarial e o pedido de seguro-desemprego.

Nos estados e nos municípios que aderiram ao Portal gov.br, o usuário pode ter o acesso ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), arrecadado pelos estados, ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas de limpeza e de iluminação pública, administrados pelos municípios que tenham aderido ao portal único.

Expansão

Atualmente, o Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e BRB oferecem o acesso aos serviços por meio dos aplicativos. Na semana passada, o Sicoob, uma instituição cooperativa, também passou a oferecer o acesso à plataforma a cerca de 5 milhões de clientes.

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, responsável pela plataforma gov.br, informa que o acesso por meio do aplicativo é seguro. Com a integração, o governo tem acesso apenas ao nome completo, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), telefone e e-mail do usuário.

Como acessar

Ao acessar sites ou aplicativos governamentais que permitam a autenticação por meio da opção gov.br, o cidadão será direcionado a uma tela que apresentará o item “Bancos Credenciados”. Ao acioná-lo e selecionar a Caixa, por exemplo, entre as instituições, será direcionado para o ambiente do sistema cooperativo, onde informará suas credenciais de acesso e receberá uma mensagem no aplicativo.

Após esse processo, o correntista é convidado a aprovar o compartilhamento dos dados pessoais. Ao final dessa etapa, o cooperado será direcionado ao serviço que acessou originalmente já de forma identificada. O compartilhamento da senha do banco com o Portal gov.br pode ser desfeito a qualquer momento.

To Top