Central America

Economia mexicana deve atingir níveis pré-pandêmicos no início de 2022

A economia do México está crescendo a um ritmo rápido em 2021 e atingirá níveis pré-pandêmicos no início de 2022, depois de sofrer no ano passado sua recessão mais acentuada desde a Grande Depressão da década de 1930, informou o Ministério das Finanças nesta quarta-feira.

A segunda maior economia latino-americana deve crescer 5,3% em 2021, ante uma projeção anterior de 4,6%, e depois expandir-se 3,6% em 2022, de acordo com um documento orçamentário publicado pelo ministério.

“Estimamos que até o início de 2022 a economia recupere-se totalmente aos níveis anteriores à pandemia, sustentada pela retomada do dinamismo do mercado interno alimentado pela vacinação e pela reabertura das atividades”, afirma o documento.

A economia do México já estava em uma ligeira recessão em 2019, tendo então contraído em torno de 8,5% em 2020, sua maior queda em quase 90 anos, devido aos profundos impactos da pandemia da Covid-19. No entanto, a economia recuperou-se mais rápido do que inicialmente estimado no último trimestre de 2020.

A distribuição de vacinas e “esforços sustentados por governos e bancos centrais em todo o mundo para mitigar os impactos da pandemia” sugerem que a recuperação em 2021 será mais rápida do que o projetado anteriormente, informou o documento do ministério.

Uma esperada aceleração da recuperação econômica nos Estados Unidos, principal parceiro comercial do México, “sustentada por sua campanha de vacinação e o estímulo fiscal de 1,9 trilhão de dólares aprovado em 10 de março, dará um impulso adicional ao México e a vários setores intimamente ligados ao comércio, como agricultura, agronegócio e indústria”, completa o documento.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2U1IO-BASEIMAGE

To Top