Portugal só usará vacina da AstraZenca para maiores de 60 anos
Business

Portugal só usará vacina da AstraZenca para maiores de 60 anos

Portugal só usará vacina da AstraZenca para maiores de 60 anos

Portugal vai recomendar a partir de agora a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 apenas para pessoas com mais de 60 anos, afirmou nesta quinta-feira a autoridade sanitária DGS, em meio a preocupações com a possível relação entre a vacina e casos muito raros de coágulos sanguíneos.

O coordenador da força-tarefa de vacinação, Henrique Melo, disse que a decisão terá apenas um “pequeno” impacto na distribuição de imunizantes no país.

“Quero destacar que o objetivo da campanha de vacinação em Portugal é salvar vidas e prevenir doenças graves”, disse Graça Freitas, chefe da autoridade sanitária, em entrevista coletiva. “Isto pode ser conseguido com qualquer vacina aprovada em Portugal.”

A medida aconteceu depois que a Agência Europeia de Medicamentos anunciou na quarta-feira que havia relatos de 169 casos de um raro distúrbio de coagulação entre 34 milhões de doses administradas na Europa. A maioria ocorreu em mulheres com menos de 60 anos e duas semanas após a injeção.

Melo afirmou que Portugal já aplicou 400.000 doses da vacina da AstraZeneca.

Freitas recomendou àqueles que receberam a primeira dose que fiquem calmos, pois os efeitos colaterais são “extremamente raros”. A suspensão para menores de 60 anos é temporária e será avaliada quando houver mais dados disponíveis.

Portugal espera receber mais 1,4 milhão de doses da AstraZeneca até junho. O país também está utilizando as vacinas da Pfizer e da Moderna contra a Covid-19.

(Reportagem de Catarina Demony e Victoria Waldersee)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH371IJ-BASEIMAGE

To Top