Europe

Portugal só usará vacina da AstraZenca para maiores de 60 anos

Portugal vai recomendar a partir de agora a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 apenas para pessoas com mais de 60 anos, afirmou nesta quinta-feira a autoridade sanitária DGS, em meio a preocupações com a possível relação entre a vacina e casos muito raros de coágulos sanguíneos.

O coordenador da força-tarefa de vacinação, Henrique Melo, disse que a decisão terá apenas um “pequeno” impacto na distribuição de imunizantes no país.

“Quero destacar que o objetivo da campanha de vacinação em Portugal é salvar vidas e prevenir doenças graves”, disse Graça Freitas, chefe da autoridade sanitária, em entrevista coletiva. “Isto pode ser conseguido com qualquer vacina aprovada em Portugal.”

A medida aconteceu depois que a Agência Europeia de Medicamentos anunciou na quarta-feira que havia relatos de 169 casos de um raro distúrbio de coagulação entre 34 milhões de doses administradas na Europa. A maioria ocorreu em mulheres com menos de 60 anos e duas semanas após a injeção.

Melo afirmou que Portugal já aplicou 400.000 doses da vacina da AstraZeneca.

Freitas recomendou àqueles que receberam a primeira dose que fiquem calmos, pois os efeitos colaterais são “extremamente raros”. A suspensão para menores de 60 anos é temporária e será avaliada quando houver mais dados disponíveis.

Portugal espera receber mais 1,4 milhão de doses da AstraZeneca até junho. O país também está utilizando as vacinas da Pfizer e da Moderna contra a Covid-19.

(Reportagem de Catarina Demony e Victoria Waldersee)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH371IJ-BASEIMAGE

To Top