Internacional

Navio da Marinha dos EUA faz disparos de alerta após encontro com embarcações iranianas

Por Idrees Ali

WASHINGTON (Reuters) – Um navio militar dos Estados Unidos disparou tiros de alerta após três embarcações da Marinha da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGCN) se aproximarem da embarcação norte-americana e de um outro barco de patrulha dos EUA no Golfo, anunciaram os militares dos EUA nesta terça-feira.

Tais incidentes já ocorreram ocasionalmente ao longo dos últimos cinco anos, embora houvesse uma relativa calmaria ao longo do último ano.

Embora autoridades tenham dito que é muito cedo para discernir a motivação exata das forças iranianas, no passado geralmente tais incidentes são vistos como conduzidos por comandantes locais, ao invés de importantes líderes iranianos.

“As tripulações norte-americanas emitiram múltiplos alertas via rádio direto e dispositivos alto-falantes, mas as embarcações da IRGCN continuaram a fazer suas manobras a curta distância”, diz a nota das Forças Armadas.

“A tripulação do Firebolt então disparou tiros de alerta, e as embarcações da IRGCN se afastaram para uma distância segura das embarcações dos EUA”, diz o comunicado, utilizando o nome do barco de patrulha da Marinha norte-americana. 

A embarcação costeira de ataque iraniana chegou a cerca de 62 metros de distância das embarcações norte-americanas durante o incidente, que aconteceu na segunda-feira em águas internacionais no norte do Golfo. 

O incidente acontece enquanto potências globais buscam com o Irã acelerar as iniciativas para trazer Washington e Teerã de volta ao cumprimento do acordo nuclear de 2015, e os Estados Unidos já tranquilizaram seus aliados do Golfo Árabe sobre o status das negociações. 

To Top