Asia

Aço se recupera na China, mas recua no mês com alertas do governo sobre preços

Os futuros do vergalhão de aço na China saltaram nesta segunda-feira, depois de o mercado ter registrado pesadas perdas nas últimas semanas, na sequência de promessas do governo de estabilizar os preços de commodities, mas tiveram o primeiro recuo mensal em quatro meses.

O contrato mais ativo do vergalhão de aço na bolsa de futuros de Xangai avançou 14,5% nos 12 primeiros dias do mês, para depois despencar mais de 24% nas duas semanas seguintes.

Em meio aos alertas do governo chinês e seus impactos sobre o sentimento do mercado, os preços dos ferrosos caíram, mas o minério de ferro recuou menos que o aço, o que “colocou bastante pressão sobre as operações das siderúrgicas”, segundo a Hunan Valin Steel.

O vergalhão de aço com entrega em outubro subiu 2,5% nesta segunda-feira, para 5.027 iuanes (789,96 dólares) por tonelada no fechamento. Em maio, o contrato recuou 6,8%.

Os futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian com entrega em setembro subiram 5,3%, para 1.106 iuanes por tonelada.

As taxas de utilização da capacidade de altos-fornos em 247 usinas siderúrgicas pela China subiram para 91,41% na semana passada, a maior desde o início de março, de acordo com a consultoria Mysteel.

(Por Min Zhang e Shivani Singh)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4U0N7-BASEIMAGE

To Top