Asia

Estados indianos aliviam medidas de lockdowns com queda de casos de Covid-19

Alguns Estados da Índia estão aliviando medidas de lockdown, em meio a uma queda no número de infecções por coronavírus, enquanto o segundo país mais populoso do mundo registrou neste sábado sua menor contagem diária de novos casos em quase dois meses.

O território da capital Déli, sede do governo federal da Índia, esteve entre os que relaxaram restrições e permitirá que lojas abram em dias alternados. Estabelecimentos com números pares abrirão em um dia e os com números ímpares abrirão no outro. Escritórios privados também poderão operar com 50% da quantidade normal de funcionários.

“A situação do coronavírus em Déli está lentamente melhorando”, disse o ministro-chefe Arvind Kejriwal, em uma entrevista coletiva on-line na qual anunciou que o Estado construirá capacidade de armazenamento de oxigênio para 420 toneladas.

Hospitais em Déli têm sofrido para fornecer cilindros de oxigênio e camas para pacientes, no momento em que as infecções aumentavam, mas aquela onda começou a diminuir em meados do mês passado.

Kejriwal afirmou que o Estado estaria preparado no futuro para lidar com 37.000 novos casos por dia. O pico até agora foi 28.395 novas infecções em 20 de abril.

Em Uttar Pradesh, no norte, o Estado mais populoso do país, apenas restrições de toque de recolher permanecem para 55 dos 75 distritos.

“Distritos em que os casos positivos estão abaixo de 600 receberam permissão para abrir, mas com restrições, e cidades com mais de 600 casos positivos ficarão sob lockdown até a próxima ordem”, afirmou um porta-voz do governo local.

(Por Sankalp Phartiyal; Reportagem adicional de Rajendra Jadhav em Mumbai, Jatindra Dash em Bhubaneshwar, Sumit Khanna em Ahmedabad, Sudarshan Varadhan em Chennai e Saurabh Sharma em Lucknow)

To Top