Benefícios

Prova de vida do benefício por meio de selfie aos segurados do INSS

Prova de vida do benefício por meio de selfie aos segurados do INSS Após meses de expectativa, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início  ao projeto-piloto para implantação da prova de vida pelo celular, por meio de biometria facial — uma espécie de selfie. Nesta primeira etapa, participarão cerca de 500 mil beneficiários de todo o país. A expectativa é que este serviço esteja disponível para todos os segurados ainda neste ano, caso os resultados do teste sejam positivos.

O procedimento da prova de vida, que tem como objetivo evitar fraudes, é realizado todos os anos por aposentados e pensionistas, que precisam ir às instituições bancárias nas quais recebem seus benefícios com documentos de identificação, a fim de atualizarem seus cadastros. A ideia é que com a nova ferramenta essas pessoas possam fazer a comprovação de vida sem sair de casa.

Em dezembro de 2019, o então presidente do INSS, Renato Vieira, informou ao EXTRA que implantaria de forma definitiva a prova de vida por biometria ainda no primeiro semestre de 2020, o que não ocorreu. Em julho, o atual titular do instituto, Leonardo Rolim, anunciou que o projeto-piloto começaria em agosto, utilizando a base biométrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No entanto, segundo o INSS, também serão usadas neste teste as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), combinadas às do TSE. Serão selecionados, portanto, os segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.

Os primeiros contatos com os segurados começarão a ser realizados nos próximos dias pelo INSS, por meio de mensagens enviadas pelo portal ou do aplicativo Meu INSS, da central telefônica 135 e do e-mail.

Os aposentados e os pensionistas selecionados para participar desse teste terão o procedimento efetivado, ou seja, não precisarão ir até a agência bancária para fazer a comprovação neste ano. Vale lembrar que a prova de vida do INSS está suspensa até 30 de setembro, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Veja como será a prova de vida digital

– A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmara do celular do cidadão, por meio do aplicativo Meu INSS e do aplicativo do governo digital (Meu gov.br), que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.

– Como se trata de um projeto-piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.

– O reconhecimento facial será feito por meio de:

1) prova de vivacidade

O cidadão é orientado pelo aplicativo Meu gov.br a centralizar o rosto, virar o rosto para a direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto e fazer a captura da biometria por meio de foto. Seguindo esses passos, é possível confirmar que o cidadão está vivo.

2) prova de identidade

Caso a biometria do cidadão a ser validada seja do TSE, será necessário informar o número do título de eleitor. Caso a biometria seja do Denatran, será necessário informar a data de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Após essas duas etapas, o aplicativo indicará se aquela é de fato a pessoa do CPF informado no cadastramento.

Atenção aos golpes!

O número que enviará o SMS é o 280-41. Por isso, é importante ficar atento. Qualquer mensagem sobre prova de vida que não tenha esse número deve ser desconsiderada, pois não foi enviada pelo INSS.

Caso o cidadão que tenha sido notificado tenha alguma dúvida, ele poderá ligar para a central 135 — o telefone oficial do INSS — para ter mais informações.

To Top