Benefícios

Quem deve fazer a prova no INSS para manter o benefício: confira

Quem deve fazer a prova no INSS para manter o benefício: confira O INSS retoma a obrigatoriedade de realizar a prova de vida. Com isso, beneficiários que não fizerem o procedimento podem ter seus pagamentos bloqueados. O recadastramento anual obrigatório foi suspenso em março de 2020, no início das medidas de restrição de circulação devido à pandemia de Covid.

Quem tinha prazo para renovar a senha a partir de março do ano passado e ainda não o fez deve realizar a fé de vida até o mês estabelecido no calendário para a retomada. Veja ao lado.

O primeiro prazo a vencer, em junho, valerá para aqueles que deixaram de realizar a renovação nos meses de março e abril de 2020.

A prova de vida pode ser feita na rede bancária. No entanto, nem sempre é necessário esperar por atendimento na agência. Em muitos casos, é possível fazer o recadastramento nos caixas eletrônicos. A opção vale, na maioria das redes bancárias, para quem tem biometria.

Segundo o INSS, cerca de 11,8 milhões de brasileiros devem obrigatoriamente realizar a prova de vida entre junho e dezembro deste ano. Antes ainda da retomada da obrigatoriedade, 24 milhões de segurados já tinham realizado o procedimento e estão dispensados de refazer a comprovação.

Desse total, 10,5 milhões recadastraram senhas no primeiro quadrimestre de 2021 e 13,5 milhões o fizeram em 2020. O segurado não é obrigado a esperar até o mês em que o prazo acaba; o recadastramento é feito a qualquer momento.
O INSS permite que alguns beneficiários realizem a prova de vida em casa, com visita de funcionário. Esse direito é garantido a maiores de 80 anos e a pessoas a partir de 60 com dificuldade de locomoção. Mas é preciso comprovar a condição de saúde com documento médico. O atendimento é agendado no Meu INSS ou 135. O instituto também faz prova de vida digital por biometria, mas a opção vale para cerca de 5 milhões que fazem parte de um projeto-piloto.

To Top