Auxílio funeral: Veja quem pode requisitar este Benefício
Benefícios

Auxílio funeral: Veja quem pode requisitar este Benefício

Itália registra mais 812 mortes por coronavírus, mas novos casos têm forte queda

Auxílio funeral: Veja quem pode requisitar este Benefício Nesse artigo iremos abordar assuntos relacionados ao auxilio funeral, entre outros similares, conforme ilustrados a seguir.

  • Quem tem direito ao auxilio funeral?
  • Como solicitar o auxilio funeral?
  • Mas afinal, o que é INSS auxilio funeral?
  • Como funciona o INSS auxilio funeral?

Quem tem direito ao auxilio funeral

Contribuintes do INSS possuem diversos direitos, não somente enquanto contribui mas também depois, assim como a aposentadoria. 

Funeral sempre é triste e chato. Este é o pior momento para pensar nessas coisas, mas, infelizmente, é um mal necessário. E, é sempre bom tirar as dúvidas de forma clara e rápida. Mas e o auxilio funeral? Quem tem direito?

Só para ilustrar:

  • Dependentes e viúvos de militares 
  • Famílias de baixa renda no geral 
  • Dependentes de servidores públicos

Além disso, há o beneficio de pensão por morte que é fornecido aos dependentes do seguro. Para recorrer, o dependente legal deve comparecer a agência da previdência social ou fazer a solicitação pela internet. 

Como solicitar o auxilio funeral?

Geralmente é solicitado pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou diretamente na secretária da fazenda do município. A documentação necessária é:

  • Cópia da certidão de óbito;
  • Comprovante de despesas em nome do(a) requerente(a) (Nota Fiscal/Nota de Serviços constando o CNPJ), será aceita cópia do comprovante de despesas somente com a apresentação do original para cotejo, ou Alvará Judicial – documento original;
  • Cópia do CPF e RG (requerente);
  • Certidão de casamento atualizada (quando requerido pelo cônjuge).
  • Comprovante de conta bancária (cópia do cartão, comprovante bancário ou declaração fornecida pelo respectivo Banco).

Para mais informações, como critérios de pagamento e locais de solicitação em São Paulo, acesse o site da Secretaria da Fazenda.

Aliás, auxilio funeral é administrado por municípios, ou seja, cada um tem regras diferentes do outro, é importante pesquisar como funciona o mis próximo a você.

Mas afinal, o que é INSS auxilio funeral?

O auxilio funeral, é um benefício eventual que depende da necessidade da pessoa em um determinado momento.

Para te ajudar, na maioria das vezes, para ter acesso ao benefício não é necessário que você por exemplo, seja cadastrado no Cadúnico (Cadastro Único Para Programas Sociais)

Basta entrar nas regras estabelecidas por cada município. É recomendado antes de tudo entrar em contato com o CRAS, para esclarecer as possíveis dúvidas e analisar o seu caso especifico.

Como funciona o INSS auxilio funeral?

Na maioria das vezes o auxilio é a urna, ou seja; o famoso caixão! esporadicamente dão algum valor, afinal vale ressaltar que isso depende de cada regra do município.

Conteúdo postado originalmente em Tudo Sobre INSS Parceiro MixVale, INSS auxilio funeral

To Top