Benefícios

Perícia médica para liberação do Auxílio Doença: Tire suas dúvidas

Perícia médica para liberação do Auxílio Doença: Tire suas dúvidas Todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm direito a fazer o requerimento do auxílio-doença à distância? Quando é preciso ter perícia presencial? E quando não há perito na minha cidade? Como proceder? Para evitar confusão, em meio às novas medidas editadas pelo INSS para o auxílio-doença, o EXTRA responde a 14 perguntas.

De acordo com o INSS, nem todos podem ter a concessão do auxílio-doença à distância. Somente em localidades que as perícias estejam com data de marcação superior a 60 dias e onde não houver atendimento pericial esse tipo de atendimento será autorizado.

No Rio de Janeiro, por exemplo, nem todas as agências da Previdência Social contam com médicos peritos. Procurado, o órgão informou que, em todo o estado, dos 72 postos abertos, 35 têm o serviço de perícia médica. Na capital, das 14 agências do INSS abertas, oito contam com atendimento pericial.

Segurados que tenham perícia agendada com prazo superior a dois meses, mesmo que com atendimento pericial perto de casa, também vão poder solicitar a análise documental. É importante destacar que somente em casos excepcionais, o interessado será chamado para ir ao INSS. As novas regras entram em vigor no mês que vem.

Indeferimento

De acordo com a Portaria 1.298, que trouxe as mudanças, o requerimento do auxílio-doença não será indeferido sem a perícia médica presencial. Neste caso será gerada uma pendência de necessidade de agendamento de perícia. Pelo aplicativo e pelo telefone 135, é possível marcar o atendimento.

Os segurados do instituto que fizerem a solicitação de auxílio-doença pela internet, além de enviar atestado médico, laudos e exames, entre outros documentos, terão acesso ao resultado da perícia no site no portal Meu INSS. Fonte Extra

To Top