Benefícios

Peritos e INSS em rota de colisão

Peritos e INSS em rota de colisão A revisão de benefícios por incapacidade volta à tona: de um lado está o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que pretende iniciar um novo pente-fino nesses pagamentos ainda neste ano; do outro está a Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP), que não quer retomar esse tipo de perícia enquanto a pandemia persistir. A previsão é que, a partir de agosto, os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária — o antigo auxílio-doença — sem data de cessação passem por essa checagem. O procedimento deve atingir 600 mil pessoas.

Está na hora, portanto, de colocar laudos, relatórios médicos e exames em dia. Outro item que merece atenção redobrada dos segurados é o cadastro no INSS.; É importante manter dados de contato atualizados junto ao órgão para que o instituto localize o beneficiário, caso necessário. Isso pode ser feito pelo portal ou pelo aplicativo Meu INSS, além da Central 135

Seguindo os mesmos moldes do programa criado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), o novo pente-fino prevê o pagamento de bônus aos peritos para que façam a revisão. Para isso, será editada uma medida provisória fixando o valor, que deverá ficar em R$ 57,20 por perícia realizada, conforme anteriormente estabelecido.

Pagamentos indevidos

Procurada, a Secretaria de Previdência informou que o programa de revisão de benefícios por incapacidade está previsto em lei (13.846) e atende ao monitoramento de órgãos de controle. O objetivo é evitar pagamentos indevidos que oneram os cofres da Previdência Social.

“É importante destacar que esses atendimentos serão agendados apenas a partir de agosto e em horários extraordinários, não haverá prejuízo para as perícias já agendadas”, informou em nota. O tempo médio entre o agendamento e a realização do exame médico, segundo a secretaria, está em 39 dias.

Para Francisco Eduardo Cardoso Alves, presidente da ANMP, “não há o menor cabimento expor segurados e servidores a risco neste momento”.

Sobre os riscos de contaminação por Covid-19, a secretaria afirma que todas as agências da Previdência seguem os protocolos sanitários para atendimento: dos 724 postos que têm serviço de perícia médica, 619 estão funcionando. Ainda conforme a pasta, 2.549 peritos médicos estão com as agendas abertas para atendimento.

“As agências que eventualmente ainda permanecem fechadas, por não atenderem aos critérios sanitários para reabertura, não impactarão no programa de revisão”, acrescenta a secretaria. Fonte Extra

To Top