X

BPC-LOAS: Mudanças para novos pedidos

BPC-LOAS: Mudanças para novos pedidos Descubra qual é Alteração no BPC (LOAS) e quais são os requisitos exigidos para o benefício previdenciário.

O BPC é um benefício que não exige contribuição ao INSS, mas para isso o segurado precisa preencher os requisitos de renda exigidos.

O que trazemos neste post é uma novidade legislativa que vai ajudar muitos cidadãos que não preenchiam os requisitos de renda e agora poderão solicitar o BPC.

Continue a leitura deste post e descubra quais são os requisitos exigidos para o BPC e qual é a novidade sobre este tema.

QUEM PODE RECEBER O BPC?

O BPC, Benefício de Prestação Continuada, ou LOAS, como é popularmente conhecido, é destinado aos idosos e pessoas com deficiência em condição de miserabilidade.

Portanto, se destina a pessoas que não possuem condições de manter o próprio sustento ou sem ter quem o faça.

Para ter direito ao benefício é preciso preencher um dos requisitos abaixo:

  • Idoso com 65 anos de idade ou mais;
  • Pessoa com deficiência que comprove sua impossibilidade de trabalhar e participar em paridade de condições com o restante da sociedade.

Para os casos de benefício por deficiência, essa concessão é sujeita à avaliação do grau de impedimento, por perícia médica e social realizada pelos peritos e assistentes sociais do INSS.

LIMITE DE RENDA PARA RECEBER O BPC – ALTERAÇÃO NO BPC (LOAS)

Além do critério de idade ou condição de deficiência, outro requisito obrigatório é a renda máxima.

Para ter direito ao benefício o cidadão deve possuir renda máxima de ¼ do salário mínimo vigente por pessoa do grupo familiar.

Relacionadas

Grupo familiar são as pessoas do seu convívio familiar que residem na mesma casa que você.

Este critério de renda máxima de ¼ do salário mínimo por pessoa é a regra padrão, mas agora, em Junho de 2021 uma nova editaram uma nova norma ampliando os direitos a este benefício.

Agora vem a novidade sobre a Alteração no BPC (LOAS)!

Segundo o que dispõe a Lei nº 14.176/21, cumprindo os requisitos o cidadão pode receber o BPC ainda que a renda por pessoa do grupo familiar seja de ½ salário mínimo.

Para isso o segurado deve preencher os critérios estabelecidos pela legislação que são:

  • Análise do o grau da deficiência;
  • dependência de terceiros para o desempenho de atividades básicas da vida diária; e
  • O comprometimento do orçamento do núcleo familiar com gastos médicos, com tratamentos de saúde, com fraldas, com alimentos especiais e com medicamentos do idoso ou da pessoa com deficiência não disponibilizados gratuitamente pelo SUS, ou com serviços não prestados pelo SUS, desde que comprovadamente necessários à preservação da saúde e da vida.

Então, preenchendo esses pontos determinados pela legislação, ainda que a renda por pessoa da família seja de meio salário mínimo, ainda sim será  possível receber o BPC.

PRECISO CONTRIBUIR PARA O INSS PARA TER DIREITO AO BPC?

O BPC é um benefício assistencial, portanto não o INSS não exige contribuições para que o segurado possa receber o benefício.

Não abra mão dos seus direitos antes de conhecê-los, CLIQUE AQUI e solicite um atendimento com a nossa equipe especialista em causas previdenciárias.

Laura Elisa Fernandes Porto Costa, OAB/MG 172.171, redigiu este artigo.