Benefícios

Governo poderá limitar Saque de abono do Pis

Governo poderá limitar Saque de abono do Pis O governo Jair Bolsonaro estuda criar um teto de renda familiar para o pagamento do abono salarial, benefício destinado pago hoje a trabalhadores que recebem até dois salários mínimos. As recomendações foram feitas por um conselho composto por membros do Ministério da Economia, da Casa Civil e da CGU (Controladoria-Geral da União).

As sugestões estão em um relatório que analisou diferentes políticas públicas e foi entregue nesta quinta-feira (2) ao Congresso.

O valor do abono corresponde a até um salário mínimo (R$ 1.100) e é pago atualmente aos trabalhadores formais que receberam, em média, até dois salários mínimos de remuneração mensal durante pelo menos 30 dias no ano-base e que estejam cadastrados há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Um dos argumentos para mudar regras do benefício é que o abono é pago mesmo quando o trabalhador pertence a uma família com renda maior. Isso ocorre por exemplo com um jovem em início de carreira. (Folha)

To Top