Stournaras, do BCE, diz que quem vê aumento de juros "está com pressa"
Economia

Stournaras, do BCE, diz que quem vê aumento de juros “está com pressa”

Stournaras, do BCE, diz que quem vê aumento de juros "está com pressa"

ATENAS (Reuters) – Aqueles que projetam que os juros da zona do euro vão subir estão “provavelmente com pressa”, disse o presidente do banco central grego, Yannis Stournaras, nesta segunda-feira, estimando que a inflação ficará abaixo de 2% no ano que vem.

Stournaras, membro do Conselho do BCE, disse que, apesar do aumento dos preços da energia, o Banco Central Europeu não espera um aumento significativo da inflação no médio prazo e aqueles que acompanham de perto a situação não propõem “uma reação automática da política monetária”.

“Aqueles que veem um aumento de juros provavelmente estão com pressa”, disse Stournaras durante uma conferência em Atenas.

A expectativa é de que a inflação na zona do euro se aproxime de taxa de 4% até ao final deste ano, o dobro da meta do BCE, antes de arrefecer para menos de 2% ao longo do próximo ano.

Uma onda de vendas nos mercados de títulos europeus ganhou força nesta segunda-feira, com os rendimentos da dívida alemã subindo para o seu nível mais alto desde maio, enquanto os mercados monetários precificaram totalmente um aumento de juros pelo Banco Central Europeu até o final de 2022.

(Por Lefteris Papadimas)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9A0WN-BASEIMAGE

To Top