Internacional

Estudantes espanhóis voltam às aulas após recesso de final ano, apesar da Ômicron

Estudantes de escolas e universidades espanholas irão voltar às aulas presenciais com o início do novo período no dia 10 de janeiro, afirmou a ministra da Saúde do país nesta terça-feira, encerrando as especulações de que os recordes de infecções pela Covid-19 poderiam levar ao ensino remoto.

Os casos atingiram novas máximas desde que a variante Omicron do coronavírus, altamente contagiosa, foi detectada há dois meses, levantando temores de que as crianças não poderiam voltar às aulas após as festas de final de ano.

A variante Ômicron representou cerca de 43% dos casos na semana antes do Natal, afirmaram autoridades sanitárias espanholas na segunda-feira.

Mas autoridades de 17 regiões espanholas, que estabeleceram suas próprias políticas de Saúde, votaram a favor do retorno às aulas na terça-feira, em uma rara exibição de unanimidade em um país marcado por diferenças políticas acentuadas.

“É sobre a presença física de todos os nossos estudantes a partir do próximo dia 10 de janeiro em todo o país”, afirmou a ministra da Saúde, Carolina Darias, a jornalistas após a reunião regional.

As máscaras serão obrigatórias a todo momento, e as escolas precisam garantir ventilação adequada, enquanto as administrações regionais irão trabalhar para cobrir quaisquer ausências de professores por conta de infecções, disse a ministra.

(Reportagem de Emma Pinedo e Inti Landauro)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI030J9-BASEIMAGE

To Top