Agro

EUA registram gripe aviária em perus, 1º caso em criação comercial desde 2020

CHICAGO (Reuters) – O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) relatou nesta quarta-feira um surto de gripe aviária altamente patogênica em uma criação de perus em Indiana, o primeiro caso do país em uma operação comercial de aves desde 2020.

Casos da doença podem prejudicar o setor agrícola dos EUA porque as aves são mortas e os parceiros comerciais podem limitar as importações de áreas infectadas. A China disse na segunda-feira que proibiu as importações de aves da Espanha e da Moldávia devido a surtos.

A gripe aviária não apresenta uma preocupação imediata para saúde pública, disse o USDA. Mas o grupo de perus infectados no condado de Dubois, Indiana, no sul do Estado, sofreu um aumento na mortalidade, segundo o departamento.

Indiana disse que a cepa do vírus era H5N1 e que foi o primeiro caso de gripe aviária altamente patogênica no Estado em aves comerciais desde 2016. A cepa H5N1 também foi encontrada em aves selvagens ao longo da costa leste dos EUA este ano.

As autoridades de Indiana colocaram em quarentena a fazenda infectada e as aves da propriedade foram abatidas para evitar que a doença se espalhasse, disse o USDA. As aves do bando não entrarão no sistema alimentar.

Autoridades federais e estaduais disseram que estão procurando sinais de infecções na região.

(Reportagem de Tom Polansek)

To Top