Central America

México anuncia prisão de assassinos de jornalista

O México deteve os suspeitos de realizarem o assassinato da jornalista Lourdes Maldonado, anunciou o presidente Andrés Manuel López Obrador na quarta-feira, após o assassinato de quatro profissionais da Imprensa neste ano.

“Estamos trabalhando, eles não foram esquecidos”, disse López Obrador em uma entrevista coletiva, durante a qual sua equipe apresentou fotografias e mapas mostrando os movimentos dos supostos responsáveis pelo crime.

Rosa Icela Rodríguez, diretora da agência de Proteção e Segurança dos Cidadãos, confirmou a prisão de três pessoas ligadas ao crime.

Nem López Obrador, nem sua equipe de segurança ofereceram detalhes sobre a identidade dos suspeitos, ou sobre seus motivos.

Maldonado, de 68 anos, foi baleada na frente de sua casa na cidade de Tijuana, na fronteira com os Estados Unidos, no dia 23 de janeiro. Três anos antes, ela havia levantado a questão dos assassinatos de profissionais da imprensa com López Obrador, dizendo que temia por sua vida.

Até agora neste ano, três outros jornalistas foram mortos: José Gamboa, no Estado de Vera Cruz, Margarito Martínez, em Tijuana, e Roberto Toledo, no Estado de Michoacán.

Ativistas dizem que grupos criminosos e gangues de narcotraficantes, assim como autoridades corruptas, estão entre os suspeitos de assassinar profissionais da Imprensa no México.

(Reportagem de Raul Cortes Fernandez e Diego Ore)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1811S-BASEIMAGE

To Top