Brasil

Rio acaba com exigência de máscara em local fechado e deve abolir passaporte vacinal

A cidade do Rio de Janeiro aboliu nesta segunda-feira a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados e deve acabar até o fim do mês com a exigência do passaporte de vacinação da Covid-19, anunciaram autoridades municipais nesta segunda-feira.

“Atualmente é cada vez mais difícil ver um caso grave de Covid no Rio por causa da nossa alta cobertura vacinal. Caso positivo é cada vez mais raro“, disse o secretário de Saúde da cidade, Daniel Soranz.

“A situação é bem favorável. Temos a menor transmissão desde o começo da pandemia e uma positividade menor que 5%, com uma redução gradativa ao longo das últimas semanas”, acrescentou.

De acordo com o secretário, as pessoas que não se vacinaram, não completaram o ciclo de imunização ou que tenham comorbidades severas devem continuar usando o equipamento de proteção, mesmo com o fim da obrigatoriedade.

“Recomendamos que as pessoas que tenham comorbidade, os não vacinados e com imunossupressão utilizem as máscaras, assim como as pessoas que estão com sintomas da doença“, disse.

Inicialmente o fim da exigências de máscaras entraria em vigor na terça-feira, mas uma edição extraordinária do Diário Oficial do Município antecipou a medida para esta segunda.

O Rio de Janeiro chegou a ser o epicentro no país de uma das variantes da Covid-19 e, em janeiro, enfrentou um boom da cepa Ômicron, mas o número de casos e óbitos e a positividade para a doença vêm em franca desaceleração nas últimas semanas.

Desde o ano passado, não é obrigatório o uso de máscara na cidade em locais abertos e sem aglomerações. A prefeitura chegou a ensaiar no fim de 2021 a liberação da máscara em alguns ambientes fechados, mas esbarrou numa decisão mais restrita e rigorosa do governo do Estado.

Na semana passada, no entanto, a Secretaria de Saúde fluminense liberou a restrição e deixou a cargo de cada uma das 92 cidades do Estado a decisão sobre o uso de máscara.

Para estimular a vacinação da população carioca, a prefeitura adotou no ano passado a exigência do passaporte vacinal para a entrada em locais como bares, restaurantes, cinemas, teatros e casas de festas.

“Cumprindo as determinações do Comitê Científico, amanhã sai decreto acabando com a obrigatoriedade de máscaras em espaços abertos e fechados. Com um esforço para vacinar aqueles que podem tomar dose de reforço, em três semanas acabamos também com o passaporte”, disse o prefeito Eduardo Paes em uma rede social.

Quase 90% das pessoas com 5 anos ou mais já tomaram duas doses da vacina contra Covid-19 no Rio de Janeiro, e cerca de 54% da população adulta já tomou a dose de reforço.

O Estado do Rio perdeu desde o início da pandemia quase 72 mil vidas, sendo que cerca de metade das mortes aconteceu na capital.

(Edição de Pedro Fonseca)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI260V9-BASEIMAGE

To Top