Asia

Nova tripulação russa de cosmonautas chega à Estação Espacial Internacional

Por Steve Gorman

(Reuters) – Três cosmonautas russos chegaram com segurança à Estação Espacial Internacional (ISS), nesta sexta-feira, acoplando sua cápsula Soyuz ao posto avançado para uma missão que continua um compartilhamento russo-americano de 20 anos em órbita, apesar das tensões sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A chegada aconteceu cerca de 3 horas e 10 minutos depois que a espaçonave Soyuz que transportava a nova tripulação de cosmonautas decolou do Cosmódromo de Baikonur, da Rússia, no Cazaquistão.

A acoplagem, confirmada às 16h13 (horário de Brasília), ocorreu enquanto a Soyuz e a estação espacial voavam cerca de 420 km sobre o leste do Cazaquistão, segundo a Nasa.

O comandante da Soyuz, Oleg Artemyev, liderou a equipe, acompanhado por dois novatos em voos espaciais, Denis Matveev e Sergey Korsakov, em uma missão científica programada para durar 6 meses e meio. O lançamento foi transmitido ao vivo pela TV da Nasa TV e no site da agência espacial dos EUA.

A Nasa disse que levaria cerca de duas horas após a acoplagem para a tripulação realizar testes padrão de vazamento e pressurizar a passagem para a estação espacial antes que os três cosmonautas pudessem abrir as escotilhas para a ISS.

Eles então se juntariam à atual tripulação de sete membros da estação para substituir três que estão programados para voar de volta à Terra em 30 de março — os cosmonautas Pyotr Dubrov e Anton Shkaplerov e o astronauta da Nasa Mark Vande Hei.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2H13G-BASEIMAGE

To Top