Benefícios

Saiba como recuperar sua conta no Instagram após ser rackeado

Saiba como recuperar sua conta no Instagram após ser rackeado Criminosos têm invadido contas da rede social para fazer vendas falsas e aplicar golpes em nome daquele usuário; veja o que fazer.

Você conhece alguém que teve a conta do Instagram invadida e criminosos se passaram por aquele usuário para vender produtos, serviços ou até mesmo pedir ajuda financeira? Ou isso já aconteceu com você? Mesmo em casos nos quais o dono daquele perfil tem a chamada “autenticação em dois fatores“, a recuperação pode ser dificultada pelos criminosos. Mas ela não é impossível. Saiba aqui o que fazer!

Ao perceber alguma dificuldade em acessar seu perfil ou receber um e-mail de algum login feito por um aparelho não reconhecido, o usuário deve tentar recuperá-lo por meio dos mecanismos do próprio Instagram.

O primeiro passo que o usuário deve tentar é clicar em “Obter ajuda para entrar” (nos aparelhos Android) ou “Esqueceu sua senha?” (no caso dos iPhones).

A partir daí, é preciso colocar o nome de usuário, endereço de e-mail ou telefone associado à conta e clicar em “Precisa de mais ajuda?” para receber um código de verificação da conta em um desses lugares. Esse código será pedido na sequência. Ele funciona como uma verificação que o dono da conta é realmente a pessoa que está tentando entrar (e que supostamente tem acesso àquele e-mail ou telefone cadastrado).

Caso o usuário não se lembre do e-mail, telefone (ou os golpistas já tenham trocado o endereço ou o número para a recuperação), o usuário precisa clicar em “Não consigo acessar este e-mail ou número de telefone“.

A partir daí, o Instagram irá pedir para aquele usuário inserir um endereço de e-mail seguro que ele consiga acessar. Então, as instruções para a recuperação serão enviadas naquele endereço.

Para isso, no entanto, a rede social precisa checar que aquela pessoa realmente é o usuário que está tentando recuperar sua conta. Para isso, a rede social usa dois mecanismos:

  • No caso de uma conta comercial em que não há fotos daquela pessoa, o Instagram pede o endereço de e-mail ou o número de celular cadastrado e o tipo de dispositivo usado no momento do cadastro (se foi um iPhone, Android, iPad ou outro).
  • Caso a conta tenha fotos da pessoa hackeada, o Instagram fará um reconhecimento facial por meio de uma selfie de vídeo virando o rosto em diferentes direções. “Isso nos ajudará a verificar se você é uma pessoa de verdade e a confirmar sua identidade”, diz a rede social.

Depois de enviar a selfie de vídeo para o Instagram, a rede social enviará um e-mail no endereço fornecido durante o pedido de recuperação com instruções para conclui-la. Fonte: Extra Globo

To Top