Economia

Déficit comercial de bens dos EUA diminui; acúmulo de estoques no varejo desacelera

O déficit comercial de bens dos Estados Unidos diminuiu em fevereiro após atingir uma máxima recorde no mês anterior, refletindo recuperação das exportações, mas qualquer aumento no crescimento econômico neste trimestre pode ser compensado pela desaceleração do ritmo de acúmulo de estoques pelas empresas.

O déficit caiu 0,9%, para 106,6 bilhões de dólares, informou o Departamento de Comércio dos EUA nesta segunda-feira. As exportações aumentaram 1,2%, para 157,2 bilhões de dólares. A recuperação das exportações foi liderada por salto de 6,3% nos embarques de bens de consumo.

As exportações de alimentos aceleraram 3,6%, enquanto as de insumos industriais aumentaram 2,6%. Mas as exportações de veículos motorizados caíram 3,4%, uma vez que a produção continuou sendo prejudicada pela escassez global de semicondutores. Houve também quedas substanciais nas exportações de bens de capital e outros bens.

As importações de bens subiram 0,3%, para 263,7 bilhões de dólares.

Embora as empresas tenham continuado a reabastecer os estoques em fevereiro, o ritmo foi mais lento do que nos últimos meses de 2021. Os estoques no atacado aumentaram 2,1%, após alta de 1,1% em janeiro. Os estoques no varejo subiram 1,1% em fevereiro, após avanço de 1,9% em janeiro.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2R0PU-BASEIMAGE

To Top