Economia

Wall St tem queda com redução de otimismo sobre negociações Rússia-Ucrânia

As ações dos Estados Unidos caíam nesta quarta-feira, lideradas por papéis de megacapitalização, à medida que o otimismo em torno das negociações de paz entre Ucrânia e Rússia diminuía e aumentavam as preocupações com a perspectiva de que um rápido aumento de juros prejudique o crescimento econômico norte-americano.

O Kremlin disse que ainda não havia sinal de avanço, embora tenha recebido bem a decisão de Kiev de apresentar suas demandas por escrito.

Os mercados subiram na sessão anterior depois que a Rússia prometeu reduzir as operações militares em torno de Kiev e no norte da Ucrânia. Contrariando a promessa, forças russas bombardearam nesta quarta-feira os arredores de Kiev.

Preocupações com as consequências da invasão –que já dura quase cinco semanas– e juros crescentes deixavam os índices de Wall Street a caminho de seu pior trimestre desde a liquidação vista no auge da pandemia em 2020.

Ainda assim, eles devem terminar março em alta, com o S&P 500 devolvendo mais da metade de suas perdas trimestrais nos últimos dias, impulsionado por dados econômicos promissores e ganhos nas ações de megacapitalização.

A Apple, que ganhou por 11 sessões seguidas, caía 0,2%. Outros pesos pesados, como Meta Platforms Inc, Amazon.com Inc e Microsoft Corp perdiam entre 0,8% e 1,1%.

Uma parte amplamente observada da curva de juros dos EUA se inverteu brevemente na terça-feira pela primeira vez desde setembro de 2019, com os investidores em títulos apostando que um aperto monetário agressivo pelo Federal Reserve pode prejudicar a economia dos Estados Unidos no longo prazo.

Às 11:53 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 0,26%, a 4.619,77 pontos, enquanto o Dow Jones caía 0,01%, a 35.289,58 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 0,10%, a 14.604,85 pontos.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2T0S5-BASEIMAGE

To Top