Asia

Otan diz que Rússia está se reagrupando para tentar tomar Donbass da Ucrânia

A Rússia deve lançar uma nova ofensiva na região de Donbass, no leste da Ucrânia, nas próximas semanas, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, nesta terça-feira, acrescentando que os aliados têm tempo para ajudar a preparar os militares ucranianos.

Falando um dia antes da reunião dos ministros das Relações Exteriores da Otan em Bruxelas para discutir mais apoio financeiro, militar e humanitário à Ucrânia, Stoltenberg disse que a Rússia está planejando uma ofensiva “muito concentrada”.

“Agora vemos um movimento significativo de tropas (russas) longe de Kiev para se reagrupar, rearmar e reabastecer e mudar seu foco para o leste”, disse Stoltenberg em entrevista coletiva.

“Nas próximas semanas, prevemos mais uma investida russa no leste e sul da Ucrânia para tentar tomar toda Donbass e criar uma ponte terrestre para a Crimeia ocupada”, disse ele antes da reunião de quarta-feira dos ministros das Relações Exteriores da Otan.

Os comentários de Stoltenberg pareciam confirmar o anúncio de Moscou no final de março de que estava se concentrando na “liberação completa de Donbass”, uma região industrial parcialmente sob controle separatista apoiado pela Rússia desde 2014.

Stoltenberg disse que seria uma nova e crucial fase da invasão russa de 24 de fevereiro, que o Kremlin chama de “operação militar especial”.

“O reposicionamento das tropas russas levará algum tempo, algumas semanas”, afirmou, que acrescentou: “Nessa janela, é extremamente importante que os aliados da Otan forneçam apoio.”

(Reportagem de Robin Emmott e Bart Meijer)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI340SR-BASEIMAGE

To Top