Asia

Jogos “play-to-earn” envolvem ativos digitais e investimentos de alto risco

Por Elizabeth Howcroft

(Reuters) – O tailândes Jarindr Thitadilaka, 28, diz que ganhou até 2 mil dólares por mês no ano passado com sua coleção de animais digitais no jogo Axie Infinity, que ele criou e enviou para batalhas no game em troca de criptomoedas.

No game, os jogadores usam os personagens para ganhar dinheiro digital vencendo batalhas, além de criarem novas “espécies”, cujos valores dependem de sua raridade. Estes ativos podem ser negociados com outros usuários na plataforma, que diz ter cerca de 1,5 milhão de jogadores diários.

“Não é mais apenas um jogo. É mais como um ecossistema”, disse Thitadilaka. “Você pode até chamar de país, certo?”

Os perigos desse ecossistema especulativo e da indústria de jogos baseados em ativos digitais amplamente não regulamentada foram trazidos ao foco repentino na semana passada, quando a infraestrutura em que se baseia o Axie Infinity foi atingida por um roubo de 615 milhões de dólares. Os hackers atacaram uma parte do sistema usado para transferir criptomoedas para dentro e para fora do jogo.

A controladora do Axie Infinity, a vietnamita Sky Mavis, disse que reembolsará o dinheiro perdido por meio de uma combinação de seus próprios recursos em caixa e 150 milhões de dólares levantados junto a investidores, incluindo a corretora de criptomoedas Binance e a empresa de capital de risco a16z.

O co-fundador da Sky Mavis, Aleksander Larsen, disse à Reuters que se pudesse fazer as coisas de maneira diferente, teria se concentrado mais na segurança ao desenvolver o jogo, lançado em 2018. “Estávamos correndo a 160 quilômetros por hora, basicamente, para chegar a esse ponto”, disse ele. “As trocas que fizemos talvez não fossem as ideais.”

Os jogadores gastaram 4,9 bilhões de dólares em NFTs em jogos no ano passado, de acordo com o rastreador de mercado DappRadar, representando cerca de 3% da indústria global de games. Embora a demanda tenha esfriado desde o pico de novembro passado, as compras de NFTs em jogos ainda acumulam 484 milhões de dólares até agora em 2022.

O interesse dos investidores em jogos baseados em NFT também aumentou, com projetos atraindo 4 bilhões de dólares em financiamento risco no ano passado, acima dos 80 mil dólares em 2020, disse DappRadar.

Adicionando camadas de complexidade, redes financeiras não oficiais também surgiram em torno desses jogos, já que alguns jogadores aproveitam suas cobiçadas posses para obterem mais ganhos.

Thitadilaka decidiu em julho passado que queria ganhar mais dinheiro do que poderia simplesmente jogando sozinho, então ele e seus amigos decidiram formar o que é conhecido no jargão dos jogos como uma “guilda”. Eles permitiram que seus NFTs fossem usados ​​por pessoas que queriam jogar Axie Infinity de graça, sem investir em um ativo, e receberam uma parte dos ganhos em troca.

Algo semelhante é desenvolvido aqui no Brasil pela empresa mineira Orbe888. Que tem atraído jogadores interessados em disputar games NFT.

Thitadilaka disse que sua guilda, GuildFi, cresceu em uma rede com 3 mil jogadores do Axie Infinity que dividem 50% de seus ganhos com os proprietários dos ativos. Thitadilaka agora administra a GuildFi como um emprego em tempo integral e a empresa levantou 146 milhões de dólares de investidores.

Uma das maiores redes de jogar para ganhar, a Yield Guild Games, disse que tinha 10 mil jogadores do Axie Infinity no quarto trimestre de 2021 que mantiveram 70% de seus ganhos e receberam 11,7 milhões de dólares no total.

Especialistas jurídicos alertam que não há rede de segurança para os jogadores que efetivamente investem em criptomoedas de jogos, o que os deixa altamente vulneráveis ​​caso um projeto falhe ou o mercado para os tokens dos games seque.

“Não há valores garantidos do token ou do ativo no jogo, pois seu valor é frequentemente determinado pela oferta e demanda no mercado. Isso significa que pode haver uma volatilidade significativa no preço e, se o projeto se tornar menos popular ou for abandonado, então há um potencial para os ativos se tornarem inúteis”, disse David Lee, associado de criptomoedas do escritório de advocacia Fladgate, com sede em Londres.

No entanto, os defensores desses jogos dizem que o sucesso é construído sobre uma combinação de fatores como habilidade, estratégia e sorte.

“Definitivamente, há dinheiro a ser ganho, mas também há dinheiro a ser perdido aqui”, disse Corey Wilton, do jogo Pegaxy. “Play-to-earn não deve ser confundido com caridade, é assim que as pessoas se machucam.”

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3713Q-BASEIMAGE

To Top