Agro

USDA eleva safra de milho do Brasil e vê país como 2º exportador global

(Reuters) – A produção total de milho do Brasil 2021/22 foi estimada nesta sexta-feira em 116 milhões de toneladas, de acordo com relatório do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês), que elevou em 2 milhões de toneladas a projeção ante o mês passado, à medida que as lavouras da segunda safra vêm apresentando bom desenvolvimento.

O dado veio acima da expectativa do mercado (115,09 milhões de toneladas) e supera em muito a produção de 87 milhões de toneladas que o país colheu na temporada anterior, quando geadas e seca reduziram as produtividades.

O USDA ainda elevou em 1,5 milhão de toneladas a previsão de exportação de milho do Brasil, para 44,5 milhões de toneladas, o que colocaria o país como segundo exportador mundial, superando a Argentina, com embarques estimados em 39 milhões de toneladas.

A estimativa de safra da Argentina, que diferentemente do Brasil destina a maior parte da produção de milho para a exportação, foi mantida em 53 milhões de toneladas.

Os Estados Unidos são líderes globais na produção e exportação de milho, com volumes de 383,9 milhões e 63,5 milhões de toneladas, respectivamente, segundo o USDA.

De outro lado, o USDA reduziu a projeção de exportação de milho da Ucrânia, cujos portos estão fechados devido à guerra com a Rússia. Os embarques ucranianos foram estimados em 23 milhões de toneladas, versus 27,5 milhões na previsão de março.

SOJA

O USDA reduziu a previsão da safra de soja do Brasil 2021/22 para 125 milhões de toneladas, versus 127 milhões projetados em março, ficando em linha com a expectativa do mercado.

Com a safra de soja brasileira caminhando para o final após sérios problemas pela seca, analistas têm feito ajustes menores na projeção de colheita, que deverá ficar distante do recorde de 139,5 milhões de toneladas do ciclo anterior, segundo avaliação do USDA.

O USDA ainda reduziu a projeção de exportação de soja do Brasil, maior produtor e exportador global, para 82,75 milhões de toneladas, ante 85,5 milhões na previsão do mês anterior.

Os estoques finais globais de soja 2021/22 foram previstos em 89,58 milhões de toneladas, versus 89,96 milhões na projeção anterior, mas acima do esperado pelo mercado (88,79 milhões).

(Por Roberto Samora; com reportagem adicional de Julie Ingwersen em Chicago)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI370VF-BASEIMAGE

To Top