Economia

Morre Eduardo Guardia, ex-ministro da Fazenda e CEO da BTG Pactual Asset

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) – O economista Eduardo Guardia, ex-ministro da Fazenda e CEO da BTG Pactual Asset Management, morreu aos 56 anos, informou nesta segunda-feira a assessoria de imprensa do BTG Pactual, que não deu detalhes sobre a causa do falecimento.

Com vasta experiência no setor público e na iniciativa privada, Guardia atuava há quase três anos como presidente executivo da gestora de recursos. O economista já fez parte do conselho de administração da Vale e ocupou cargos de comando no Banco do Brasil e na B3.

No governo, foi secretário do Tesouro Nacional em 2002, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Também foi secretário de Fazenda do Estado de São Paulo entre 2003 e 2005.

Em 2016, durante a presidência de Michel Temer, assumiu o cargo de secretário executivo do Ministério da Economia, período em que a pasta elaborou, propôs e conseguiu a aprovação da regra do teto de gastos, com o objetivo de conter o crescimento sem controle das despesas públicas.

Em 2018, após a saída de Henrique Meirelles do governo, Guardia foi alçado ao posto de ministro da Fazenda. Ele permaneceu no cargo até o encerramento do mandato de Temer, tendo lidado diretamente com a greve dos caminhoneiros, uma das situações mais críticas na economia durante aquela gestão.

O ministério da Economia informou por meio de nota que o ministro Paulo Guedes manifesta respeito e solidariedade aos familiares e amigos de Guardia.

“Durante sua trajetória pública, a atuação de Guardia foi fundamental na construção de soluções importantes para a economia brasileira. O ex-ministro sempre se notabilizou pelo trabalho incansável, a gentileza no trato e o permanente espírito público, inspirando todas as equipes que liderou”, disse.

(Por Bernardo Caram)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3A0P1-BASEIMAGE

To Top