Agro

Indonésia manterá regras de vendas domésticas de óleo de palma, diz vice-ministro

Por Bernadette Christina e Fransiska Nangoy

JACARTA (Reuters) – A Indonésia manterá sua exigência de vendas domésticas de óleo de palma para manter os preços do óleo de cozinha local acessíveis, disse um alto funcionário do governo à Reuters nesta segunda-feira, observando que uma cota para embarques de exportação teria nova flexibilização.

Agentes da indústria de óleo de palma buscaram a remoção do chamado Requisito do Mercado Doméstico (DMO), segundo o qual os exportadores devem vender uma parte da produção localmente antes de obter licenças de exportação.

Para reduzir os altos estoques de óleo de palma, o governo permitirá a partir de segunda-feira que os exportadores enviem nove vezes a quantidade vendida localmente sob o DMO, acima das sete vezes anteriores, disse Septian Hario Seto, vice-ministro coordenador de assuntos marítimos e de investimento, em entrevista.

O maior produtor de óleo de palma do mundo implementou o esquema DMO para garantir o fornecimento local de óleo de cozinha depois de encerrar a proibição de exportação de óleo de palma em 23 de maio.

No entanto, a proibição e o DMO criaram um excesso de estoque que reduziu os preços das frutas de óleo de palma para os agricultores.

“Estamos tentando manter um equilíbrio que é bastante complicado de alcançar”, disse Seto.

“Queremos o preço do óleo de cozinha em 14.000 rúpias (0,94 dólar) por litro, queremos fluxos de exportação suaves, ao mesmo tempo em que elevamos os preços das frutas do óleo de palma dos agricultores”, disse ele.

O óleo de cozinha a granel derivado do óleo de palma custava em média cerca de 18.000 rúpias por litro em abril e agora custa cerca de 14.400 rúpias.

A retomada das exportações da Indonésia e a especulação de uma remoção de DMO, além da maior produção na rival Malásia, ajudaram a reduzir os futuros de óleo de palma da Malásia, que perderam quase 32% em junho e julho. [POI/]

(Por Fransiska Nangoy e Bernadette Christina Munthe)

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