Asia

Minério de ferro se recupera com alta da produção de aço na China e esperanças de estímulo

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro se recuperaram nesta quinta-feira das mínimas de duas semanas, impulsionados pelo aumento da produção de aço na China, maior produtora mundial, e expectativas de aumento da demanda pelo ingrediente siderúrgico antes do feriado Golden Week n país.

As esperanças de mais estímulos para sustentar a economia da China atingida pela Covid também sustentaram o clima animado.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações com alta de 3,2%, a 718 iuanes (101,47 dólares) a tonelada.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de minério de ferro de outubro de referência subiu 2,8% a 98,35 dólares a tonelada.

A produção diária de aço bruto da China teve recuperação mais forte em 10 dias de setembro, com o volume atingindo uma máxima de três meses de 2,89 milhões de toneladas, em média, de acordo com o provedor de dados do setor Mysteel. A produção média diária de aço bruto no período foi de 25.900 toneladas, ou 0,9%, em relação aos 10 dias anteriores.

A Mysteel atribuiu o aumento na produção em meados de setembro principalmente a algumas siderúrgicas retomando as operações de alto-forno ou aumentando a produção de forma constante após cortes anteriores.

Analistas disseram que traders e siderúrgicas devem reabastecer seus estoques de minério de ferro antes do feriado da Golden Week, que começa em 1º de outubro.

Os preços do aço também se recuperaram das recentes quedas, já que o China Development Bank, maior financiador de políticas do país em ativos, disse que aumentará o número de empréstimos de infraestrutura que concede aos governos locais.

No entanto, permanecem dúvidas sobre a sustentabilidade de eventuais ganhos no complexo ferroso.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI8L0JN-BASEIMAGE

To Top