X

Nobel de Literatura será entregue nesta quinta; Murakami e Rushdie estão entre favoritos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – É comum que o comitê que entrega o prêmio Nobel de Literatura escolha opções completamente fora do radar, o que não impede que todo ano se façam previsões sobre quem será o vencedor.

Com o troféu mais prestigioso do mundo literário prestes a ser entregue, na quinta-feira às 8h do horário de Brasília, uma revoada pelos portais de apostas mostra um panorama que inclui os suspeitos de sempre, como o queniano Ngugi wa Thiong’o, a canadense Anne Carson, o japonês Haruki Murakami e o francês Michel Houellebecq.

A maior novidade nos sites de previsões este ano é a presença com destaque do britânico-indiano Salman Rushdie, atacado há alguns meses em um atentado a faca nos Estados Unidos enquanto se preparava para dar uma palestra.

A torcida pró-Rushdie argumenta que seria uma maneira de o Nobel marcar posição em prol da liberdade de expressão e da força transformadora da ficção literária, já que o autor de “Os Versos Satânicos”, já vencedor de um prêmio Booker, se tornou alvo de perseguição religiosa pelo aiatolá iraniano.

Relacionadas

Outros nomes que têm ascendido na conversa mais recentemente são o da francesa Annie Ernaux —prestes a vir ao Brasil lançar seus livros na Festa Literária Internacional de Paraty—, da guadalupense Maryse Condé e da americana Jamaica Kincaid.

Se alguma destas duas últimas vencer, será o segundo caso na história em que uma mulher negra conquista o Nobel de Literatura, após Toni Morrison em 1993.

No ano passado, o comitê sueco surpreendeu ao selecionar um nome que não era aventado por quase ninguém, o tanzaniano Abdulrazak Gurnah, que começou a ser publicado no Brasil no primeiro semestre com “Sobrevidas”, comprado pela Companhia das Letras após a vitória.

Em 2020, a poeta americana Louise Glück, também nunca editada por essas terras, foi a encarregada de desbancar os favoritos da vez. A edição de 2022 quebrará um jejum de meia década caso escolha um nome já amplamente conhecido pelo mundo.