Benefícios

Consigo saber minha seção eleitoral?

e-titulo eleicões eleitor
xm4thx/Shutterstock.com

Consigo saber minha seção eleitoral? Busca pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral, pelo WhatsApp ou pelo aplicativo e-Título.

É possível descobrir qual o local de votação por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo aplicativo do e-Título ou por um chat automático da corte no WhatsApp.

COMENTÁRIOS

Sou obrigado a votar este ano? Mais de 156 milhões de eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), escolherão, no próximo domingo (2), os nomes que vão ocupar os cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal, estadual ou distrital.

Você sabe para quem o voto é obrigatório e quem pode optar por não votar? O parágrafo 1º do Artigo 14 da Constituição estabelece duas categorias do eleitorado para as quais o voto é obrigatório ou facultativo nas eleições. Conforme o dispositivo, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os eleitores maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 e menores de 18 anos.

Saiba como consultar situação de CPF

Site do TSE

Pelo site do tribunal, é possível descobrir o local de votação na aba “Eleitor e Eleições”, na parte superior da página. Ao clicar nesse tópico, a pessoa é redirecionada para os dois menus. Para saber onde votar, é necessário ir em “Eleitor” e clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais“.

e-Título

  • Para realizar a consulta no e-Título, basta entrar no aplicativo e, no menu principal, clicar em “Onde Votar”. Uma nova tela se abrirá com os dados sobre a seção, zona e endereço. Além disso, um mapa será mostrado, onde aparece uma rota até o local de votação, para facilitar a chegada do eleitor.

Sou obrigado a votar este ano?

Ao inserir qualquer um desses dados, seguido da data de nascimento e o nome completo da mãe, o aplicativo apresentará o resultado, com as informações sobre o domicílio eleitoral — zona, seção, local, endereço e município — e com um mapa que indica, com precisão, o local onde a eleitora e o eleitor devem comparecer para votar no primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro.

To Top