Brasil

Neymar será julgado por transferência do Santos ao Barcelona em julgamento com pedido de 5 anos de prisão

Por Fernando Kallas

BARCELONA (Reuters) – O atacante Neymar começará a ser julgado na próxima semana por acusações de fraude e corrupção por sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013, e a empresa brasileira de investimentos DIS, que apresentou a ação, disse nesta quinta-feira que espera uma pena de prisão de 5 anos para o jogador.

Além de Neymar, são réus no julgamento que começa em Barcelona na segunda-feira os pais do jogadores, os dois clubes, os ex-presidentes do Barça Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell, e o ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues.

O caso decorre de uma queixa da DIS, empresa brasileira que detinha 40% dos direitos de Neymar quando ele estava no Santos. A DIS argumenta que não recebeu a fatia legítima da transferência porque o verdadeiro valor do negócio foi ocultado.

Neymar nega as acusações, mas perdeu um recurso na Suprema Corte da Espanha em 2017, o que abriu caminho para o julgamento.

A Reuters entrou em contato com representantes de Neymar e seus pais para comentar.

Rosell também negou anteriormente qualquer irregularidade. Seus representantes não responderam a um pedido de comentário.

O Barcelona e advogados que representam Bartomeu não quiseram comentar o caso. O Santos não respondeu imediatamente a um pedido de comentário e Rodrigues não pôde ser contactado imediatamente.

A DIS também está solicitando penas de prisão para Rosell e Bartomeu, e uma multa de 149 milhões de euros.

Os promotores espanhóis querem uma pena de 2 anos de prisão para Neymar e o pagamento de uma multa de 10 milhões de euros, e 5 anos de prisão para Rosell, além de uma multa de 8,4 milhões de euros para o clube espanhol.

A DIS adquiriu 40% dos direitos de Neymar quando ele tinha 17 anos pelo valor de 2 milhões de euros. A empresa alega que a venda do jogador ao Barcelona foi bem abaixo do seu valor real de mercado.

O Barcelona disse na época da transferência de Neymar que o valor foi de 57,1 milhões de euros, dos quais 40 milhões foram pagos à família de Neymar.

A DIS recebeu 40% dos 17,1 milhões restantes que foram pagos ao Santos.

“Os direitos de Neymar não foram vendidos a quem apresentou maior oferta. Houve clubes que ofereceram até 60 milhões de euros”, disse o advogado da DIS, Paulo Nasser, em entrevista coletiva em Barcelona nesta quinta-feira.

O tribunal de Barcelona onde o julgamento será realizado informou que Neymar terá que comparecer pessoalmente na segunda-feira, mas não está claro se ele será solicitado a ficar por todo o processo de audiência, que pode durar duas semanas.

Neymar, seus pais, Rosell e Bartomeu vão começar a prestar depoimento na próxima sexta-feira.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9C10I-BASEIMAGE

To Top