Asia

Sony e Honda querem carro elétrico premium em 2026

Por Satoshi Sugiyama e Maki Shiraki

TÓQUIO (Reuters) – Uma joint-venture criada por Sony e Honda pretende entregar seus primeiros veículos elétricos até 2026. O modelo de negócio será baseado em vendas online, começando nos Estados Unidos e Japão.

O novo veículo também terá um preço “premium”, oferecendo um novo sistema de software desenvolvido pela Sony que abre caminho para receitas recorrentes de entretenimento e outros serviços cobrados mensalmente do usuário, disseram as empresas.

Detalhes importantes, incluindo preços, autonomia da bateria e até mesmo a plataforma do novo veículo não foram informados, mas representantes da nova empresa detalharam uma visão para um veículo que funciona quase como um smartphone.

A Sony fornecerá o software para o novo carro, desde os controladores de bordo até serviços baseados em nuvem que se conectarão a sistemas de entretenimento e pagamento. Também fornecerá sensores e outras tecnologias para um sistema de acionamento autônomo de nível 3 que permitirá que os motoristas prestem mais atenção ao conteúdo exibido no veículo e aos serviços de software que serão oferecidos.

Nos sistemas de nível 3, também conhecidos como automação de direção autônoma limitada, os motoristas podem dirigir sem observar a estrada ou manusear o volante na estrada, mas precisam estar prontos para retomar o controle quando necessário.

A Honda decidirá sobre a plataforma que o novo veículo usará e detalhes como o fornecedor da bateria.

O novo veículo elétrico será entregue no mercado japonês no segundo semestre de 2026. As duas empresas estão considerando um lançamento para a Europa, mas nenhum plano foi definido. Os pedidos devem ser abertos em 2025, disseram.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9C0XO-BASEIMAGE

To Top