Negócio

Leilão de energia tem baixa contratação; 12 pequenas hídricas levam contratos

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) – O leilão de energia A-5, realizado nesta sexta-feira, repetiu o histórico de baixa contratação de novos projetos de geração para atendimento do mercado regulado, que vem diminuindo de tamanho nos últimos anos com mais consumidores buscando alternativas como o mercado livre de energia ou a geração distribuída.

Ao todo, o certame negociou 176,8 megawatts (MW) médios de energia, a um preço médio de 237,48 reais por megawatt-hora, representando um deságio médio de 26,38%.

Conquistaram contratos no leilão 22 empreendimentos, que somam 557,45 MW de potência e cerca de 2,95 bilhões de reais em investimentos.

Do total de projetos, 12 são pequenas hidrelétricas, que venderam energia suficiente para fazer frente à obrigatoriedade de contratação de 50% da demanda do leilão nessa fonte, conforme a lei 14.182, que autorizou a privatização da Eletrobras.

A potência contratada ficou novamente muito abaixo da oferta. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) havia cadastrado para o certame cerca de 83.000 MW, distribuídos em 2.044 projetos.

A assessora especial de assuntos econômicos do Ministério de Minas e Energia, Renata Rosada da Silva, avaliou que a recente portaria do governo que abriu o mercado livre para mais consumidores não deve ter impactado a demanda das distribuidoras para este leilão.

Em coletiva de imprensa após o certame, ela disse ainda que a pasta está avaliando mudanças nos leilões de energia, relacionadas à forma dos certames e a menores prazos para os contratos.

PERFIL DOS PROJETOS E COMPRADORES

Além dos 12 empreendimentos hídricos, também venceram contratos no certame três projetos da fonte eólica, quatro usinas solares fotovoltaicas, duas térmicas movidas a biomassa de bagaço de cana e uma térmica de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos.

Não houve negociação para projetos movidos a carvão mineral ou a biogás.

Em relação aos deságios por fonte, o maior foi registrado para a biomassa, com 40,06%. As fontes solar e eólica obtiveram descontos de 38,78% e 26,90%, respectivamente, frente aos preços máximos estipulados.

Segundo o diretor de estudos de energia elétrica da EPE, Erik Rego, o fato de os deságios para solar e eólica terem diminuído em relação aos leilões anteriores não indica necessariamente uma tendência de todo o mercado, uma vez que a negociação de contratos para esses empreendimentos foi muito baixa.

Os projetos que venderam energia no leilão deverão iniciar o suprimento em 1º de janeiro de 2027, com prazos contratuais variando de 15 a 20 anos, a depender da fonte.

Do lado comprador, a Cemig foi a principal compradora do leilão, responsável por 82% da energia adquirida. A Celpa, distribuidora do Pará controlada pela Equatorial Energia, comprou os 18% restantes da energia negociada no certame.

(Por Letícia Fucuchima)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9D0UN-FILEDIMAGE

To Top