Benefícios

Black Friday: Dicas para evitar compras desnecessárias

Black friday, compras na internet
PopTika/SHUTTERSTOCK.COM

Black Friday: Dicas para evitar compras desnecessárias Antes de pegar seu cartão de crédito e sair gastando, veja essas dicas que podem salvar seu bolso.

Confesse: com a chegada da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (25) — mas já vem sendo anunciada durante todo o mês de novembro —, começa a dar uma vontade enorme de consumir.

Golpe do boleto falso na Black Friday: Dicas para evitar

É tanto anúncio de promoção, de descontos de até 80%, que a gente começa a pensar se não precisa comprar alguma coisa, se não valeria a pena levar aquele produto ou já adiantar as compras do Natal.

Mas antes de pegar o cartão de crédito, convém deixar a razão falar e frear os ímpetos consumistas. Afinal, como diria o sábio Julius Rock, o famoso personagem da série Todo Mundo Odeia o Chris:

“Se eu não comprar nada o desconto é maior”

Black Friday: Sites que você deve evitar

Nem sempre as ofertas são reais ou vantajosas como parecem. Para ajudar a controlar essa compulsão por compras e estourar o cartão, veja estas cinco dicas da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor):

1 – Faça uma lista do que realmente precisa

Faça uma lista dos equipamentos que você realmente precisa comprar ou substituir e foque apenas neles. Não procure por novas ofertas que possam ser tentadoras.

2 – Faça a si mesmo estas três perguntas

Faça a si mesmo estas três perguntas:

1) Preciso desse produto?

2) Consigo pagar?

3) É minha prioridade neste momento?

Se responder sim a todas as perguntas, vá para a próxima dica.

Caso as respostas sejam nãoguarde seu rico dinheirinho e não faça compra nenhuma.

Veja como é possível a devolução de mercadorias e serviços após a Black Friday

3 – Considere a utilidade

Mais um passo essencial. Antes de comprar, pense na utilidade do produto daqui a seis meses ou um ano.

Se o objeto for ficar no canto da sala ou parado em qualquer cômodo da casa, é bem provável que ele não seja tão necessário quanto você imaginava. 

Vai ser útil? Continue a ler as dicas.

Não vai ser útil? Guarde seu rico dinheirinho e não faça compra nenhuma.

4 – Pague à vista

Ok, você decidiu que precisa, vai ser útil, é necessário e tem o dinheiro para pagar sem se endividar. Nesse caso, o melhor é fazer o pagamento à vista.

Isso porque além de ficar livre de pendências ou dívidas, aumenta a possibilidade de pechinchar para obter mais descontos na hora da compra.

5 – Cuidado com parcelamentos

Se não conseguir pagar à vista e precisar parcelar no cartão de crédito, não extrapole o seu limite de compras, pois os juros do cartão são dos mais altos, junto com o cheque especial e crédito para endividados.

Dicas para pesquisar preços e conseguir economizar durante a Black Friday

 Lembre-se de que, no geral, a soma de todos os gastos financiados não deve ultrapassar 30% da sua renda líquida mensal. Caso contrário, estará mais propenso ao endividamento. Fonte: R7

To Top