Benefícios

Aumento de Score na Serasa: Entenda quando ocorre para os brasileiros

CPF Serasa documentos
rafapress/Shutterstock.com

Aumento de Score na Serasa: Entenda quando ocorre para os brasileiros Quem ganha pouco não consegue um empréstimo porque o score de crédito é baixo? Não necessariamente: sua renda não o impede de conseguir empréstimos. O que vale é sua capacidade de pagar as prestações. O score de crédito é uma ferramenta usada pelos bancos para avaliar se você é um bom pagador, e entram vários critérios para fazer essa análise

Motivos da negativação do seu nome no Serasa

score é usado para conceder crédito com diversos fins, como financiamentos para imóvel ou carro, cartão de crédito e compras a prestação. Mas o que mais pesa para ter um score de crédito com uma boa nota? Cada banco tem seu próprio critério? Entenda abaixo.

Receba notícias gratuitas no App Mix Vale

Quais são as notas baixas e altas? Na Serasa, empresa que é referência na análise de crédito, a nota do cliente vai de 0 a 1000. De 0 a 300, a sua classificação é considerada baixa; de 301 a 500, regular; de 501 a 700, boa; e de 701 a 1000, muito boa.

Como ver o score na Serasa? A pessoa pode verificar o score no site da Serasa ou no aplicativo no Google Play ou Apple Store. Para isso, é preciso se cadastrar.

4 critérios para ter bom score: A gerente executiva do Score Serasa, Amanda Castro, afirma que diversos aspectos são levados em conta na hora de avaliar o consumidor. Esses pontos podem ser resumidos em quatro status principais.

4 passos para limpar o nome em dívidas pelo Serasa

1) O mais importante é o quanto a pessoa honra as dívidas de financiamento e cartão de crédito (55% de peso).

2) Não ter dívidas ou pendências no nome (33% de peso).

3) Possuir cartão de crédito ativo e pago em dia (6%).

4) Recorrência de consultas das instituições financeiras em um mesmo CPF (6%)

Com esses dados, as empresas utilizam uma fórmula para entender se aquela pessoa possui bons hábitos na sua vida financeira.

É possível ter bom score e crédito rejeitado? É comum que os consumidores associem o score positivo à liberação de crédito e serviços financeiros quase de maneira automática. Mas isso pode não acontecer.

A gerente do Score Serasa diz que a pontuação é um termômetro da vida financeira. Contudo, cabe a cada banco ou instituição conceder ou não os recursos.

Cada banco tem seu critério: O CEO da empresa de análise de dados Stone Age, Fernando Guimarães, afirma que as diferenças entre cada instituição ocorrem por causa da base de clientes.

A Caixa tem grande presença entre um público com poucas informações ou baixo histórico financeiro, por exemplo. O Banco do Brasil é forte na concessão de crédito para produtores do agronegócio.

Bancos privados têm características mais abrangentes e políticas de avaliação de crédito diferentes, baseadas em cada produto, serviço e no tipo do seu consumidor.

Tire suas dúvidas sobre o Limpa Nome do Serasa

Sua renda afeta seu score de crédito? Não. O principal fator na tomada de empréstimos ou financiamentos é a capacidade da pessoa honrar os compromissos financeiros.

Uma pessoa que ganha um salário mínimo (R$ 1.212) não terá, necessariamente, o seu pedido negado. Da mesma forma, um cliente que recebe 10 salários mínimos (R$ 12.120) poderá encontrar dificuldades.

Passado conta mais: O histórico de relação com as finanças pode pesar neste momento. O país passa por um momento difícil na economia. Por isso, manter-se longe de dívidas e restrições no CPF contribui bastante na evolução do score, diz a gerente executiva do Score Serasa.

Guimarães, da Stone Age, reitera que a lógica da concessão de crédito se baseia em observar o passado (ver o histórico de pagamentos) para considerar o presente e projetar o futuro.

Parcelamentos longos de valores elevados indicam estabilidade suficiente para arcar com despesas altas por um tempo maior. Por isso, esse tipo de cliente é quase sempre considerado preferencial para o crédito e tende a receber as melhores notas nos scores.

Como melhorar o score de crédito? A principal dica é estar atento à sua situação financeira. Usar aplicativos de empresas de crédito é uma maneira simples de verificar e solucionar as pendências no nome sem grandes entraves.

Também vale ter cadastro no Limpa Nome, da Serasa, em que é possível participar de feirões e receber ofertas exclusivas dos credores para solucionar as dívidas.

Dessa forma, o consumidor pode melhorar a sua pontuação antes de pedir crédito em um banco e evitar fazer a solicitação em um período em que a nota é considerada baixa. Fonte: Economia Uol

To Top