Brasil

Atividade fabril da China surpreende com crescimento mais rápido em uma década

Por Liangping Gao e Joe Cash

PEQUIM (Reuters) – A atividade manufatureira da China expandiu no ritmo mais rápido em mais de uma década em fevereiro, mostrou um índice oficial nesta quarta-feira, superando expectativas após o fim das severas medidas de isolamento social contra Covid-19, no final do ano passado.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria da China disparou para leitura de 52,6, ante 50,1 em janeiro, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas da China, acima da marca de 50 pontos que separa expansão de contração. O PMI superou em muito a previsão de analistas de 50,5, e marcou a leitura mais alta desde abril de 2012.

A segunda maior economia do mundo registrou um de seus piores anos em quase meio século em 2022 devido às medidas contra a propagação do vírus. As restrições contra a movimentação da população foram suspensas em dezembro.

“As altas leituras do PMI refletem em parte o fraco ponto de partida da economia neste ano e provavelmente cairão em breve, à medida que o ritmo da recuperação diminuir”, disse Julian Evans-Pritchard, chefe de economia para China na Capital Economics.

“Já esperávamos uma rápida recuperação no curto prazo, mas os dados mais recentes sugerem que mesmo nossas previsões acima do consenso de crescimento de 5,5% este ano podem se mostrar muito conservadoras.”

Os mercados esperam que a reunião anual do Parlamento chinês, que começa neste fim de semana, estabeleça metas econômicas e eleja novas autoridades econômicas de alto escalão.

“As leituras do PMI fornecem um tom positivo para o próximo Congresso Nacional do Povo. Esperamos que o governo implemente mais políticas de apoio para consolidar a recuperação econômica”, disse Zhou Hao, economista da Guotai Junan International.

O PMI oficial do governo chinês saiu pouco antes de uma leitura otimista do setor privado do PMI Caixin/S&P, que mostrou a atividade subindo pela primeira vez em sete meses.

As empresas aceleraram a retomada do trabalho e da produção, pois o efeito das políticas de estabilização econômica foi sentido pelo setor, enquanto o impacto da Covid-19 diminuiu, disse o Escritório Nacional de Estatísticas em comunicado separado.

A fabricação de móveis, produtos de metal e equipamentos de máquinas elétricas teve grandes melhorias, com os índices de produção e novos pedidos nesses segmentos ficando acima de 60,0.

To Top