Benefícios

Procedimentos para ter o nome livre das restrições: entenda

CPF Serasa Receita
rafapress/Shutterstock.com

Procedimentos para ter o nome livre das restrições: entenda Milhões de brasileiros estão com dívidas em atraso. Se você é um deles, veja como limpar o nome na Serasa em 4 passos e sair dessa sem estresse. Neste texto, você terá tudo o que precisa saber para limpar o nome com tranquilidade. Um passo a passo simplificado para você organizar suas finanças, sair do vermelho e mudar de vida.

Consulte seu CPF

Em primeiro lugar, é preciso saber exatamente qual é a sua dívida. Sim, existem muitas pessoas que estão negativadas e não sabem. Isso acontece principalmente quando se muda de endereço e eventualmente se esquece de avisar alguma empresa. Por exemplo: a empresa de gás, um cartão de mercado ou boleto de alguma loja que você comprou há muito tempo.

Por isso é tão importante consultar a situação do seu CPF gratuitamente aqui no Serasa Consumidor.

Assim que checar seu CPF, você fica sabendo exatamente quanto e para quem está devendo. Veja o passo a passo para consultar seu CPF na Serasa online e de graça.

4 passos para limpar o nome

O Serasa Limpa Nome é o jeito mais fácil de se livrar das dívidas.

1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome, digite o seu CPF e clique em “consultar”.

Utilize a mesma senha criada para consultar seu Serasa Score. Se ainda não tiver cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados.

2. Confira as suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação para o seu bolso

3. Siga os passos de negociação

4. Clique em gerar o boleto

Depois, é só realizar o pagamento e pronto!
Após o pagamento, a empresa vai dar baixa na sua dívida e o seu nome vai voltar a ficar limpo.
O prazo que as empresas têm para retirar a dívida do seu CPF e deixar o seu nome limpo é de 5 dias úteis após o pagamento. Além disso, a empresa também precisa entregar um recibo de que o valor foi quitado.

Bons motivos para limpar o nome

Ter controle da vida financeira é bem mais vantajoso do que se perder nas dívidas. Então, veja alguns benefícios reais para manter o nome limpo:

  • Ter uma vida mais saudável. Ou seja quem está com a vida financeira em ordem tem mais tranquilidade, dorme melhor e adoece menos.
  • Relações de qualidade. Em outras palavras, o descontrole financeiro é uma das principais causas de separação de casais. Sem dúvida, ser transparente com sua família com relação às dívidas pode ajudar a trazer mais harmonia para sua casa.
  • Produtividade no trabalho. Estar em dia com as contas faz grande diferença em outras áreas da sua vida, como o trabalho. Além de maior confiança em uma entrevista de emprego, você pode se concentrar melhor nas tarefas profissionais se não tiver que se preocupar com dívidas.
  • Construir uma história positiva. Além de prover uma análise de crédito mais justa, algumas instituições podem oferecer taxas de juros menores para quem integra o Cadastro Positivo.

Se você se sente despreparado para enfrentar essa situação, fique tranquilo. Temos dicas para negociar suas dívidas e sair do sufoco aqui no Ensina, é só ler e se preparar

Como saber se tenho dívidas além do que posso pagar?

A pessoa superendividada é aquela que tem dívidas muito acima da sua capacidade mensal de pagamento e, como solução, usa o crédito no dia a dia para se sustentar.

Sempre há sinais que aparecem antes do descontrole das suas contas e é importante reconhecê-los para tomar uma atitude antes que isso aconteça. Por isso, preste atenção se você:

  1. Anda comprando a prazo coisas que antes comprava à vista;
  2. Passou a usar o cheque especial para cobrir as despesas básicas;
  3. Paga apenas o mínimo do cartão de crédito;
  4. Está resgatando o dinheiro da poupança ou pedindo ajuda de um parente para pagar a parcela de um empréstimo;
  5. Anda deixando de pagar contas essenciais como luz, água e gás.

Limpou seu nome? Agora é hora de poupar mesmo!

Quando as contas saem do controle, é preciso parar tudo. Sim, começar do zero sem se desesperar. Faça um planejamento detalhado de tudo o que você ganha e tudo o que você gasta. Organize o orçamento da sua família de uma forma simples e veja quanto você pode poupar por mês, procure uma renda extra, faça economia, junte as moedinhas. Tudo nessa hora ajuda a reunir o valor necessário para quitar sua dívida.

Antes de fechar uma negociação, faça o seu orçamento doméstico, considerando as entradas de dinheiro e o que você precisa para manter suas despesas básicas. Assim, você terá clareza sobre o valor mensal com o qual poderá contar para pagar o que deve. Só assine um acordo que possa, de fato, cumprir.

Se a empresa não aceitar a sua proposta, busque ajuda do setor de mediação ou conciliação em um órgão de defesa do consumidor ou de defensoria pública para renegociar o pagamento. 

O importante é não se desesperar e perseverar no processo de sair do vermelho!

Lembre-se: se você está com dívidas, acesse o Limpa Nome, cadastre-se e negocie suas dívidas com as empresas participantes.

O que significa a dívida caducar?

Depois que a dívida completa 5 anos, ela não pode mais ficar nos bancos de dados da Serasa. Mas ela não deixa de existir. O banco, financeira ou loja onde você fez a dívida ainda pode fazer a cobrança, inclusive com juros. E essa empresa também pode negar outro pedido de crédito que você faça.

Não foi você que fez a dívida?

No Brasil, a cada 17 segundos uma pessoa é vítima de fraude conhecida como roubo de identidade. Golpistas usam o nome, CPF e outros dados, como o número do cartão de crédito, para fazer compras, pedir empréstimos ou abrir empresas. Consultar seu CPF regularmente ajuda a se proteger contra esse tipo de fraude. Fonte Serasa

To Top